Em live realizada na última quarta-feira, dia 23, o coordenador das videoaulas sobre CPA-10, CPA-20 e CEA na Rede do Conhecimento, o professor Thiago Malaquias, falou sobre a volta das provas de certificações da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), sobre dicas e novidades em relação ao conteúdo e anunciou o que o próximo curso online da plataforma começará no dia 12 de julho. 

Os cursos que preparam para as provas da Anbima são dos mais procurados na Rede do Conhecimento, a plataforma de Educação da Fenae e das Apcefs. Mais de 15 mil alunos já acessaram as vídeo aulas preparadas pelo professor Thiago, que comemora um índice médio de aprovação de 85% nas provas de CPA 10 e 20 e 75% em CEA.  Os cursos presenciais, suspensos devido à pandemia, tiveram mais de 10 mil alunos em todo o país.  

As provas da Anbima, suspensas ou realizadas esporadicamente nos últimos 12, 18 meses, foram retomadas no dia primeiro de junho em várias cidades. Segundo o professor Thiago, as inscrições estão abertas, há vagas em muitas cidades, mas que são preenchidas depressa porque há uma demanda reprimida, já que muitos bancos estão cobrando essas certificações, necessárias para quem opera no mercado financeiro. 

“Mas precisamos lembrar que ainda estamos num quadro de pandemia, não estão abertas as provas em todas as cidades e, mesmo em caso de prova com data marcada, tudo pode mudar a depender de lockdowns e decretos dos governos”, alertou o professor, ao recomendar que as pessoas acessem o site www.anbima.com.br para se informar sobre as inscrições e locais de provas.  Caso ocorra o cancelamento da prova, o inscrito pode remarcar sem pagar outra taxa de inscrição. 

Curso on-line – Thiago Malaquias salientou que há três modalidades de curso para que o associado da Fenae e das Apcefs possa participar: os presenciais, que estão suspensos, os cursos em vídeo-aulas com apostilas e exercícios e o curso online. O primeiro nessa modalidade virtual foi realizado com sucesso em agosto do ano passado, com mais de 300 participantes e muito dinamismo e aproveitamento, segundo o professor. 

Os cursos que começam no dia 12 de julho serão realizados de segunda a quinta, das 19 às 22h e são modulares: “Isso significa que se o aluno quer só CPA 10, ele vai fazer a primeira semana, se for CPA 20 ele faz as duas primeiras semanas e CEA ele faz as três semanas completas. Nosso curso e as aulas gravadas já estão atualizadas com as novas regras da Anbima”, adiantou Thiago. 

Dicas e novidades – Respondendo à pergunta do Magno Cruz Santos sobre dicas e segredos para o sucesso na aprovação, Thiago salientou que apesar do bom resultado do curso que coordena na Rede, não há milagre: tem que estudar, não arrumar desculpas porque problemas pessoais, de trabalho e de tempo todo mundo tem: “quanto mais cedo a pessoa começar, mais cedo ela vai receber sua certificação”. Ele acredita que 25% da aprovação é garantida por um curso bem feito, com resolução de dúvidas e exercícios, mais 25% vem de o aluno reler depois o que anotou e 50% vem de exercícios, de aplicar o que aprendeu. 

Baseado no conteúdo das provas mais recentes ele salientou algumas tendências de assuntos que estão sendo cobrados nos certames. “Muita coisa sobre sistema tributário, em especial da previdência, lavagem de dinheiro. Estão cobrando ética apresentando casos práticos e não conceitos, mas o conteúdo não mudou desde a últimas as atualizações nas vídeo-aulas, apenas mudou a abordagem de alguns temas. No curso online conversaremos mais sobre essas novas abordagens”, adiantou. 

Em mensagem enviada no final da live, o diretor de Formação da Fenae, Jair Ferreira, elogiou a qualidade das dicas e esclarecimentos prestados pelo professor. “É bom saber que os cursos da Rede do Conhecimento ajudam os associados das Apcefs a crescerem profissionalmente, isso nos gratifica. Convidamos todos a participarem do curso online para receber mais dicas e incrementar sua preparação”, afirmou.

Compartilhe: