Da Fenae – APCEF/SP

A Caixa Econômica Federal comemora 152 anos de existência neste sábado, dia 12 de janeiro de 2013. Fundada por decreto do Imperador Dom Pedro II, em 1861, como Caixa Econômica da Corte, a empresa resistiu às turbulências de mudanças de regimes políticos, mantendo-se cem por cento pública e aperfeiçoando seu papel de banco social, a serviço do desenvolvimento do país e da melhoria das condições de vida dos brasileiros.

A trajetória de banco público profundamente vinculado às necessidades da população, com atuação voltada especialmente para os segmentos de baixa renda, está alicerçada no esforço, na inteligência e na generosidade das sucessivas gerações de empregados que se dedicaram à construção e à defesa da empresa ao longo de sua história, especialmente nas adversidades trazidas por políticas fundadas em interesses privados, alheias aos problemas sociais.

Dar consequência às políticas públicas indutoras da inclusão e da cidadania tornou-se elemento culturalmente integrado ao DNA do bancário da Caixa. Pelas mãos de seus trabalhadores e trabalhadoras, a empresa serve a todos os cidadãos com transferência de benefícios sociais, investimentos em habitação, saneamento e infraestrurura, poupança, empréstimos, gestão do FGTS, Programa de Integração Social (PIS), seguro-desemprego e crédito educativo, entre outros serviços e programas.

O Bolsa Família, com seus 16 milhões de beneficiários, e o Minha Casa, Minha Vida, com mais de um milhão de moradias entregues por todo o país, são exemplos de iniciativas do Estado que têm a Caixa como instrumento indispensável.

O gigantismo das demandas à empresa exige esforço e dedicação correspondentes por parte dos empregados. As tarefas são sempre e de pronto assumindas pelos trabalhadores, ainda que impliquem em elevação de uma carga de trabalho invariavelmente acima da definida no contrato de trabalho.

Já a contrapartida pelo trabalho extra, seja em forma de remuneração, de condições de trabalho e de saúde, ou por outros meios, de reconhecimento tanto ao trabalhador da ativa como aos aposentados, nem sempre é oferecida. Muitas vezes é radicalmente negada, exigindo que bancários e bancárias se esforcem também na defesa de sua dignidade e de seus direitos, por meio da luta coletiva.

O crescimento e a afirmação da importância da Caixa, como banco voltado para o desenvolvimento econômico e social, requer a modernização e a adequação da política de pessoal da empresa à realidade de uma instituição cuja função preponderante é a de agente executor de políticas púlbicas.

Atualmente, o quadro de pessoal próprio da empresa é de cerca de 93 mil trabalhadores. A base de clientes equivale a praticamente um terço da população brasileira – são mais de 60 milhões de pessoas, entre correntistas e poupadores de todas as faixas de renda. Os ativos totais da insituição são próximo de R$ 600 bilhões.

A Fenae e as Apcefs parabenizam a instituição pelo aniversário e reverenciam todos aqueles que a ela se dedicaram nestes 152 anos, os empregados em atividade, os aposentados e os familiares dos bancários já falecidos.

Parabéns à Caixa, parabéns aos seus trabalhadores.

 

Compartilhe: