Ao longo de sua história, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) tem fortalecido o movimento associativo e atuado fortemente na busca pelos direitos dos trabalhadores e por uma Caixa forte e 100% pública. Em um ano de crise e muitas dificuldades, em razão da pandemia causada pela Covid-19, a Federação, junto com as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), vem superando os desafios, sempre atuante na defesa dos trabalhadores.

Em 2021, a Fenae completa meio século de organização e mobilização. Será um ano cheio de comemorações para os empregados Caixa, com um grande foco na defesa dos direitos dos empregados e no papel social do banco, sempre promovendo o bem-estar dos trabalhadores. Criada com o propósito de integrar os empregados por meio de eventos políticos, sociais, culturais e esportivos, a Fenae continuará a manter sua missão com mais intensidade.

“Este ano será ainda mais desafiador para os empregados da Caixa e para a Fenae. Estamos conscientes de que a nossa tarefa é mostrar para a população e empregados os prejuízos da venda do patrimônio público como a Caixa. Vencemos a MP 995 e agora a nossa luta continua na defesa dos nossos direitos, manutenção das empresas públicas e da Caixa 100% pública. São 50 anos de lutas e conquistas importantes para os trabalhadores e a Fenae se fortalece para mais 50 anos”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Durante essas cinco décadas, foram muitos os personagens que ajudaram a colocar o tijolo e a formar o que a Fenae se tornou hoje. Diretores, empregados Caixa e da Fenae vão contar suas histórias, desde o 6º Congresso Nacional das Associações de Pessoal, em Curitiba (PR), em 29 de maio de 1971. Uma dessas pessoas é o vice-presidente da Fenae, Marcos Saraiva. “A Fenae teve uma importância significativa para o crescimento da Caixa e a garantia de direitos dos empregados ao longo dos 50 anos. Junto com o movimento associativo, a Fenae trouxe cultura, esporte e lazer para os empregados da ativa e aposentados. É uma federação que fez a diferença para os empregados da Caixa”, lembrou.

O diretor de Administração e Finanças da Fenae, Clotário Cardoso, também destacou a importância da Fenae para os empregados da Caixa. “É uma data importantíssima porque a Fenae representa um porto seguro para os empregados”. Cardoso ressaltou que a crise sanitária afetou a Federação e a crise política ressaltou ainda mais a necessidade de se mobilizar por uma Caixa pública. “Foi um ano de ataque às entidades e à Caixa, mas conseguimos passar por isso. Em 2021, a Fenae vai se voltar ainda mais para a luta. Vamos ter um ano de muita mobilização, pelos direitos dos empregados e vamos garantir uma Caixa para o povo brasileiro”, reiterou Cardoso.

Para começar as comemorações, os canais de comunicação estão se preparando para o aniversário. Um novo site será lançado, junto com a marca de 50 anos. “A velocidade e as formas da comunicação evoluíram muito nos últimos tempos. Neste mundo dinâmico, é difícil visualizar o que a Fenae terá que fazer nos próximos 50 anos, mas certamente estaremos preparados para o enfrentamento dos desafios que nos foram impostos na defesa dos empregados e da Caixa forte para todos os brasileiros”, afirmou o diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae, Moacir Carneiro.

A festa para os associados está repleta de novidades. E os aposentados, empregados que dedicaram toda sua vida à construção da Caixa, também estarão nas comemorações. Foi graças a eles que a Fenae se tornou o que é hoje. Durante o ano, a plataforma Convênios contará com promoções especiais para os associados a uma das 27 Apcefs. Na Rede do Conhecimento estão programadas dezenas de novos cursos especiais para os empregados ampliarem seus conhecimentos e crescerem profissionalmente. E tem festa para os dependentes também, com mais ações para toda a família.

Os grandes projetos da Fenae como Eu Faço Cultura, Talentos e Arena, desejados pelos associados estarão presentes na festa. Ainda não há indícios da volta dos eventos presenciais, mas a Fenae estará presente na Cultura. “Para 2021 temos um desafio. Não será um ano fácil, ainda não sabemos da vacina contra a Covid-19 e ainda há outras questões além disso. Mas nós vamos fazer nossos eventos, tão bonitos como nos últimos anos. Há ainda novidades planejadas para o ano que vem, mas ainda será uma surpresa”, contou o diretor Sociocultural, Nilson Moura.

O ano também reserva mais campanhas para novos associados e diversas atividades em parceria com as Apcefs. O objetivo é ampliar a promoção do bem-estar do pessoal da Caixa, incentivando ainda mais práticas sociais, esportivas e culturais, com todos os cuidados de distanciamento social, evitando o contágio da Covid-19. A diretora de Relações de Trabalho da Fenae, Rita Lima, lembrou da importância da Fenae como ferramenta de debate. “Nesse sentido a Fenae se renova como instrumento de integração e luta dos empregados. Nosso desafio é ampliar esse debate no interior da empresa, além de incluir o debate de negros e negras, e mulheres trabalhadores da Caixa. Sem descuidar do trabalho permanente em defesa da saúde dos trabalhadores, contra o assédio moral e metas abusivas”, afirmou.

O debate também será ampliado na área social nos 50 anos da Fenae. Segundo a diretora de políticas sociais, Rachel Weber, 2021 será de ainda mais debates, assim como foi em 2020. “Estamos em um momento muito especial na política de minorias. Os debates contra o racismo, LGBTQIA+fobia, mulheres e diversas outras minorias estão sendo ampliados na sociedade. E a transformação com certeza também passa pela Fenae, que a cada ano amplia as discussões sobre a busca por mais representatividade na Caixa e no país”, defendeu Rachel

Em 2021, a Fenae convida todos aqueles que lutam pelos direitos dos trabalhadores e defendem o papel social da Caixa para comemorar 50 anos de lutas e conquistas.  

Compartilhe: