Atenção, empregados da Caixa Econômica Federal associados às Apcefs! Tem mais um tira-dúvidas da Rede do Conhecimento, plataforma de educação à distância da Fenae e das Apcefs, sobre conteúdos de certificações bancárias. Será nesta quarta-feira (13), com temática sobre CPA-20, CEA e atualidades. O aulão é gratuito e haverá transmissão pelo Youtube, a partir das 19h30.

Esse serviço da Rede do Conhecimento é aberto aos associados a uma das 27 Apcefs do país e seus dependentes. Os encontros ao vivo repassam informações sobre a atualização da legislação vinculada às certificações Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). As aulas são ministradas pela equipe do professor Pio Mielo, matemático, especialista em finanças, políticas de investimentos e educação financeira, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Os cursos CPA-20 e CEA foram atualizados. A Certificação Profissional Anbima Série 20 (CPA-20) é voltada para profissionais que atuam na prospecção, venda e distribuição de produtos de investimento ou na manutenção de carteira de investimentos para clientes atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

Na prova de certificação CPA-20, as atualizações incluem manipulações de mercado e seu benchmarking, ‘insider trader’ primeiro e secundário, exercício irregular da profissão, crimes contra o mercado de capitais e resoluções do Conselho Monetário Nacional/CMN 4943, 4944 e 4945. Todas essas resoluções do CMN tratam de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa e de investimento, priorizando critérios de sustentabilidade e não apenas a lucratividade no mercado financeiro.

No caso da Certificação Anbima de Especialistas em Investimento (CEA), o foco é na consultoria de investimentos. Trata-se de uma prova em que o dia a dia da agência bancária já não ajuda muito, pois muitos dos produtos financeiros estão fora do cotidiano de uma unidade de banco. Um profissional certificado terá os conhecimentos necessários para atender os clientes quanto a produtos financeiros e proteger o banco contra lavagem de dinheiro.

Diferenças à parte, o certo é que as provas de certificação da Anbima foram criadas para garantir a qualificação dos profissionais que atuam em bancos, atestando seu conhecimento sobre as regras e a legislação dos investimentos. Estas certificações são uma exigência do Banco Central e garantem a qualificação dos profissionais que trabalham no sistema financeiro.

Não deve se preocupar o empregado da Caixa associado que não acompanhou as aulas anteriores do tira-dúvidas, pois o conteúdo fica gravado na plataforma Rede do Conhecimento. O acesso é pelo menu “Ao vivo”, clicando em seguida em Aulas ao vivo e depois em Tira dúvidas.

Portanto, para usufruir das aulas tira-dúvidas, acesse www.fenae.org.br/tiraduvidas.  

Compartilhe: