Na Rede do Conhecimento, plataforma de educação a distância da Fenae e das Apcefs que incentiva a formação e o crescimento pessoal e profissional das empregadas e dos empregados da Caixa Econômica Federal, os conteúdos do curso CPA-20 foram atualizados segundo as novas regras de certificação bancária da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), estando gratuitamente disponíveis no site www.fenae.org.br/rededoconhecimento para a associada e o associado às Apcefs estudarem onde e quando quiserem.

Esse curso é bastante procurado na plataforma, sendo atualizado e ministrado pelo professor Pio Mielo, especialista em educação financeira e na qualificação profissional e certificação bancária. As aulas estão organizadas por temas. Isso, segundo o professor, irá facilitar a compreensão do conteúdo por parte de todo o pessoal do banco público.

Cabe ao CPA-20 certificar profissionais que atuam na prospecção, venda e distribuição de produtos de investimento ou na manutenção de carteira de investimentos para clientes atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.  

Na prova de certificação CPA-20, as atualizações acrescidas incluem manipulações de mercado e seu benchmarking, ‘insider trader’ primeiro e secundário, exercício irregular da profissão, crimes contra o mercado de capitais e resoluções Conselho Monetário Nacional/CMN 4943, 4944 e 4945. Mas, atenção: todas essas resoluções do CMN tratam sobre “Environmental, Social and Governance” (ESG), palavra inglesa que em português tem sido usada para se referir a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa e de investimento, priorizando critérios de sustentabilidade e não apenas a lucratividade no mercado financeiro.

Nas próximas semanas, depois do conteúdo dos cursos CPA-10 e CPA-20 ter sido atualizado e disponibilizado na Rede do Conhecimento, será a vez do curso CEA também passar por atualizações fundamentais, baseadas sempre nas novas normas de certificação da Anbima.

Entretanto, convém salientar que os cursos sobre certificação bancária destinam-se exclusivamente para as associadas e para os associados às Apcefs. Feitos os esclarecimentos, o passo seguinte é aproveitar a oportunidade e se preparar para as aulas com conteúdo atualizado em CPA-20, além de outros mais de certificações bancárias. Para isso, acesse o site www.fenae.org.br/rededoconhecimento e mãos à obra!  

Compartilhe: