As entidades que representam os bancários têm cobrado, desde o anúncio do Auxílio Emergencial, que o governo e a Caixa façam uma ampla campanha de esclarecimento à população sobre o benefício. No entanto, pouco tem sido feito.

Filas imensas têm se formado nas agências. No entanto, a maioria das pessoas que está nestas filas não precisaria estar lá, pois busca informações sobre o Auxílio Emergencial ou relata dificuldade para fazer o cadastramento, já que o sistema tem apresentado erros e instabilidade, situações que não são atendidas pelas agências do banco. Mesmo o saque do Auxílio Emergencial é realizado, em regra, por meio de canais alternativos e não nos guichês de caixa.

APCEF/SP e Sindicatos do Estado de São Paulo produziram cartazes adesivos e informativos para a população, que estão sendo colocados nas unidades, além de material para os clientes com esclarecimentos sobre o Auxílio Emergencial. Alguns sindicatos contrataram carros de som, que circulam entre as agências veiculando spots com informações à população sobre o auxílio.

:: Agências da Caixa estão ainda mais lotadas depois do anúncio do Auxílio

:: APCEF disponibiliza informativos para orientação de clientes

Reivindicações – O papel de informar, porém, é da Caixa e do governo. Havia o compromisso da direção do banco de veicular campanha publicitária informativa à população. A empresa, porém, ainda não cumpriu o compromisso.

A Contraf-CUT e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) enviaram, em 15 de abril, uma carta aberta de reivindicações durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para a direção da Caixa. Entre os principais pontos estão o pré-agendamento por telefone para acessar o atendimento nas agências, a contratação de empresas especializadas para organizar as pessoas fora das agências e, a principal, que é a campanha de comunicação ostensiva para orientar a população.

O documento, que foi direcionado ao presidente, Pedro Guimarães, à gestão da rede de agências e à gestão de pessoas é resultado da reunião da CEE, por meio de videoconferência, realizada na noite da terça-feira (14), quando foram debatidas as demandas dos empregados de todo o país e os aspectos necessários ao melhor desempenho com civilidade, preservação da vida e segurança das funções do banco público para as questões essenciais, além do auxílio emergencial, que tem levado milhões às portas das agências nos últimos dias.

Compartilhe: