Ao Conselho Diretor da Caixa
Às Vice-presidências de Pessoas (Vipes), Logística (Vilop), Agente Operador (Vimap) e Riscos (Vicor)

A APCEF/SP recebeu denúncia de que as vice-presidências de Pessoas (Vipes), Logística (Vilop), Agente Operador (Vimap) e Riscos (Vicor) estão convocando um percentual de trabalhadores, atualmente em regime de teletrabalho, para retomar suas atividades no local de trabalho.

O fato nos causa estranheza, pois estamos cientes da execução integral de todas as tarefas por parte dos trabalhadores desta unidade, sendo possível afirmar que o regime de teletrabalho tem se mostrado eficaz para fazer frente às dificuldades geradas pela pandemia.

Estranheza agravada pelas atuais estatísticas do avanço da doença em São Paulo. No momento em que a pandemia bate recordes diários, a convocação de trabalhadores para retornar aos seus postos de trabalho, sem qualquer necessidade, gerando circulação e aglomeração de pessoas, é uma medida descabida e desnecessária.

Evidente que o avanço da doença deve ser preocupação de toda sociedade. Não faz sentido que a Caixa, uma empresa pública, assuma postura na contramão do respeito à vida e à dignidade de seus trabalhadores.

As vice-presidências citadas foram notificadas destes fatos em ofício encaminhado anteriormente pela APCEF/SP. Desta forma, informamos que, caso prossigam as convocações ao retorno ao trabalho presencial, a entidade tomará as medidas cabíveis, inclusive no tocante à responsabilização civil e criminal, lembrando que o presidente e os vice-presidentes do banco podem ser pessoalmente responsabilizados caso ocorra alguma tragédia com os empregados ou seus familiares conforme previsto no Código Penal – Decreto-lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940, artigos 131, 132, 267 e 268.

Compartilhe: