A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação do Pessoal da Caixa de Roraima (Apcef/RR) iniciaram, nesta segunda (23), a campanha SOS Yanomami. Os indígenas enfrentam uma grave crise de saúde e humanitária.

Dados do governo federal apontam que, em 2022, 99 crianças Yanomami morreram, sendo a maioria, por desnutrição, pneumonia e diarreia. Nos últimos quatros anos, no governo Bolsonaro, a estimativa é de que, cerca de 570 crianças foram a óbito em todo o território indígena. No ano passado, foram registrados 11.530 casos confirmados de malária na terra Yanomami.

“É estarrecedora e revoltante a situação em que se encontra o povo Yanomami. Além das ações já anunciadas pelo governo federal, é fundamental que toda a sociedade se mobilize para ajudar esses indígenas, vítimas da negligência e do abandono governamental, além da ação destruidora do garimpo ilegal”, pontua Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

O presidente da Apcef/RR, André Ferreira, lembrou do espírito solidário dos empregados da Caixa e os convidou a participar da campanha. “Quero convidar todos os associados da Apcef Roraima e das Apcefs de todo o Brasil para contribuir com essa campanha. Que possamos ajudar o povo da etnia Yanomami que está passando por uma crise sanitária e de insegurança alimentar”.

As doações para campanha do Movimento Solidário- programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs – já podem ser feitas. Veja como doar! 

Doações bancárias

Banco Caixa (104)

Agência: 1041

Operação: 003

Conta corrente: 50174-4

CNPJ/PIX: 34.267.237/0001-55

Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF

Doação de pontos Nosso Valor

 

 

Acesse a plataforma, entre em catálogo e depois clique no ícone doação.

 Alimentos e outros donativos

Devem ser entregues na agência da Caixa em Boa Vista

Rua José Magalhaes 321-Centro/Boa Vista

Aos cuidados da diretora Social da Apcef/RR Janismara Brito

 Saiba mais

Por conta do cenário de crise sanitária, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência na saúde no território Yanomami. Equipes do órgão encontraram na terra indígena casos graves de crianças e adultos com desnutrição severa, verminose e malária e infecção respiratória aguda.

 Com a decretação do estado de emergência, o Ministério da Saúde acionou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) – ação voltada à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

O Ministério estuda acelerar a contratação de mais profissionais para atuação nos Distritos Sanitários Indígenas.

 

 

 

Compartilhe: