A campanha SOS Yanomami entra na reta final e as doações poderão ser feitas até o dia 23 de fevereiro. As primeiras entregas já estão começando a ser feitas. Cestas básicas e itens de limpeza pessoal foram recebidos pela Casa de Apoio ao Indígena em Boa Vista, Roraima. Integrantes do Ministério da Saúde e do Médicos Sem Fronteiras também estiveram presentes na visita à Casa dos Indígenas.   

“Gostaria de agradecer a todos que doaram. Os empregados da Caixa sempre foram solidários e responderam de imediato à nossa campanha. Essa mobilização faz parte da nossa defesa da Caixa e do país que queremos ter. Convido àqueles que ainda não participaram da campanha que façam sua doação e ajudem aos Yanomamis”, convocou o presidente da Fenae Sergio Takemoto.  

IMG-20230215-WA0033.jpg

A Casa Apoio ao Indígena tem recebido indígenas de diversas etnias que tem sofrido com as atividades de garimpo ilegal na região. “Eles ficaram felizes com a nossa visita. Ainda doamos para a Casa um fogão industrial e uma geladeira. Além do pagamento de algumas contas atrasadas. A participação do empregado Caixa nessa campanha tem sido muito importante. Esperamos que mais pessoas participem”, afirmou o presidente da Apcef/RR, André Ferreira da Silva.  

A Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) também recebeu a visita da Fenae. O local, que receberá ajuda da campanha, está operando na capacidade máxima, com mais de 700 indígenas. Em condições mais debilitadas de saúde, os Yanomamis e demais etnias que estão no espaço precisam desde colchões (chamado de colchão piramidal ou caixa-de-ovo) até cadeiras de rodas, camas hospitalares e medicamentos. 

Saiba como doar  

Alimentos e itens de uso pessoal recomendados:  
Peixe em conserva (sardinha) 
Paçoca (farinha de carne seca) ou Carne seca (carne de sol – não é charque) 
Leite em pó pacote 500g 
Castanha do Pará ou Amendoim 
Goma de tapioca (sem aditivos) 
Arroz pacote 
Farinha de milho flocada pacote 
Farinha de mandioca puba grossa  

Uso pessoal:  

Redes com mosquiteiros 
Chinelos 
Kit’s de higiene (sabão, sabonete, pasta de dente, escova de dente, absorvente) 
Mantas para criança 
Roupas: bermuda, saia, camiseta e peça íntima feminina novos 
Fraldas RN, P, M, G, GG e geriátrica 
Colchões 
Cadeira de rodas 
Cama hospitalar  

Devem ser entregues na agência da Caixa em Boa Vista  
Rua José Magalhaes 321-Centro/Boa Vista 
Aos cuidados da diretora Social da Apcef/RR Janismara Brito.  

Doações bancárias  
Banco Caixa (104) 
Agência: 1041 
Operação: 003 
Conta corrente: 50174-4 
CNPJ/PIX: 34.267.237/0001-55  

Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF  
Doação de pontos Nosso Valor 
Acesse a plataforma, entre em catálogo e depois clique no ícone doação.  

Campanha SOS Yanomami  

Para auxiliar as comunidades indígenas que estão sofrendo com a crise humanitária em Roraima, a Fenae, Apcefs e a Moradia e Cidadania lançaram em janeiro a campanha SOS Yanomami.  

Em janeiro, o novo governo começou a ofensiva contra o garimpo ilegal nas terras Yanomamis e uma força-tarefa para salvar a vida dos indígenas que estavam doentes por conta do envenenamento por mercúrio e doenças como a malária.  

A Caixa foi chamada para auxiliar no socorro aos indígenas. Os empregados do banco irão em uma missão em Roraima e Amazonas para atender a região com agências bancárias e Casas Lotérica.  

 

Compartilhe: