Mais de 24 mil pessoas já assinaram o documento  em defesa do Saúde Caixa até a manhã desta segunda-feira (10). Iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a petição visa mobilizar os empregados na defesa de um plano de qualidade e para pressionar a direção do banco a honrar o compromisso firmado em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com as entidades sindicais.

A direção da Caixa e o governo federal têm realizado ações para precarizar os serviços e inviabilizar a manutenção do plano de saúde. A maior parte das reclamações de usuários em quase todo o país recaem sobre os atrasos no pagamento de credenciados, o aumento de descredenciamentos e o suporte deficiente na central de atendimento.

Tais problemas são agravados pelo descumprimento de cláusulas do ACT, sobretudo às relacionadas a itens como o prazo para a apresentação do relatório atuarial do plano e a realização de uma pesquisa de satisfação entre os usuários.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, diante dos ataques que o Saúde Caixa vem sofrendo é urgente que ocorra uma melhoria no suporte ao plano, com revisão da estrutura que atende os usuários. “Precisamos pressionar a direção da empresa para assumir sua responsabilidade e gerir o plano com seriedade”, disse.

Takemoto pontua ainda que, no ano passado, a mobilização de empregados e entidades foi crucial para derrubar no Congresso Nacional a Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) que representava o fim do Saúde Caixa para os trabalhadores. “Mas a atual gestão insiste em sucatear o Saúde Caixa para diminuir o compromisso do banco com os trabalhadores e facilitar a privatização da Caixa. Por isso, defender o plano de excelente qualidade é uma das nossas bandeiras de luta”.

Defenda o Saúde Caixa. Assine!

Assine a petição online para valorizar o plano de saúde e defender este importante direito. O poder de mobilização, força e unidade dos empregados, ao lado das entidades representativas, já superou diversos desafios. Até o dia 12 de janeiro, aniversário do banco, defenda você também o Saúde Caixa. Clique aqui!

Compartilhe: