Está definida a agenda para agosto do tira-dúvidas sobre conteúdos de certificações bancárias da Rede do Conhecimento, plataforma de educação a distância da Fenae e das Apcefs, sendo que o primeiro já acontece nesta quarta-feira (9), com temática sobre CPA-20. Esse serviço é mais uma vantagem para quem é vinculado a uma das 27 Apcefs do país. As aulas são abertas aos empregados da Caixa Econômica Federal associados e seus dependentes.

Entretanto, a partir de agora, haverá a novidade de um aulão de atualidades na última quarta-feira de cada mês, com foco no CPA-10, CPA-20 e CEA. Os encontros serão realizados pelo site www.fenae.org.br/tiraduvidas, ícone Ao Vivo, das 19h30 às 21h30.

O propósito da Fenae e das Apcefs é assegurar a qualificação dos empregados da Caixa em relação ao atendimento à população. As provas de certificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) foram criadas para atestar o conhecimento dos bancários sobre as regras e a legislação dos investimentos, representando ainda uma exigência do Banco Central para os profissionais que operam no sistema financeiro.

As aulas estão organizadas por temas, para que todos tenham uma melhor compreensão do conteúdo. Por exemplo: a CPA-10 se destina a certificar profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Já a CPA-20 se destina a certificar profissionais que atuam na prospecção, venda de produtos de investimentos ou na manutenção de carteira de investimentos de clientes atendidos nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

No caso da CEA, outro exame de certificação da Anbima, o foco é na consultoria de investimentos. Trata-se de uma prova em que o dia a dia da agência bancária já não ajuda muito, pois muitos dos produtos financeiros estão fora do cotidiano de uma unidade de banco. Um profissional certificado terá os conhecimentos necessários para atender os clientes quanto a produtos financeiros e proteger o banco contra lavagem de dinheiro.

Na Rede do Conhecimento, o tira-dúvidas será ministrado pelo professor Pio Melo e sua equipe. O catedrático é matemático, especialista em finanças, políticas de investimento e educação financeira, além de pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pio Melo também é palestrante em programas de qualificação profissional com especialização em Anbima CPA-10 e CPA-20, além de autor das cartilhas “Educação financeira para jovens” e “Educação financeira para mulheres”.

Agenda do tira-dúvidas para agosto
– Dia 9: tira-dúvidas CPA-20 e atualidades
 Dia 16: tira-dúvidas CEA e atualidades
– Dia 23: tira-dúvidas CPA-20 e atualidades  
– Dia 30: aulão.

Confira vantagem de ser associado

Associe-se a uma das 27 Apcefs do país, pois as aulas são abertas apenas para os empregados da Caixa associados e seus dependentes. Para usufruir do benefício, acesse www.fenae.org.br/associacao.  

Compartilhe: