A direção da Caixa firmou, nesta segunda-feira (31), contrato com a Caixa Cartões para fornecimento dos vales refeição e alimentação aos empregados, aposentados e pensionistas do banco.

Em março de 2020 foi iniciado o processo licitatório que deu origem aos problemas dos empregados da Caixa com o cartão de alimentação/refeição. À época, a licitação foi feita a partir de orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) para que a contratação fosse regionalizada. Em São Paulo, a vencedora foi a Verocard, que iniciou a prestação de serviço em junho daquele ano.

De cara, uma parte considerável dos empregados teve praticamente um bloqueio para utilização, pois, em plena pandemia, a Verocard não estava disponível como forma de pagamento on-line nos aplicativos de entrega e várias empresas não disponibilizavam o serviço com pagamento por meio do cartão. O problema de quem estava nos locais de trabalho não era muito menor, visto que, mesmo com trabalho intenso dos próprios empregados para indicar restaurantes para credenciamento, não houve grande melhora na rede. Algumas regiões têm pouquíssimas opções para uso do cartão e, devido ao preço cobrado pela bandeira aos restaurantes, segundo informação passada pelos empregados à Apcef/SP, os descredenciamentos e as recusas se tornaram constantes.

A Apcef/SP e o Sindicato dos Bancários, desde o início, cobraram da Caixa (e posteriormente da própria Verocard) melhorias na prestação de serviço. Com avanços insuficientes no primeiro ano do contrato, e uma avaliação das entidades de que o edital elaborado pela Caixa não atendia às necessidades dos empregados, os representantes dos trabalhadores passaram a cobrar da Caixa que não renovasse automaticamente o contrato, e realizasse um novo processo de licitação, com edital mais adequado às demandas dos empregados.

A área responsável à época, Geber, (situada em Brasília, local em que a bandeira dos cartões alimentação/refeição é Alelo), em resposta, informou não haver tempo hábil para realizar nova licitação, mesmo tendo conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos empregados de São Paulo, que ficaram evidentes após consulta feita pelas entidades (respondida por mais de 4 mil colegas).

O último aditamento do contrato entre a Caixa e a Verocard vence em fevereiro de 2023 e, desta vez, não será renovado, já que a troca para o VR Caixa, administrado pela joint-venture entre a Caixa e a VR, ocorrerá no mesmo mês. Vale ressaltar que o contrato inicial permitia prorrogações com a Verocard até fevereiro de 2025.

“Uma pena ter chegado tão longe. Lutamos muito para resolver o problema que se arrastou por anos. Logo pudemos perceber que o contrato não servia ao que prometia. Na verdade, nem prometeu tanto assim, apenas venceu o processo. De qualquer maneira é um alívio que, em 2023, não fará mais parte do nosso dia a dia, apenas será um assunto do passado”, ressaltou a diretora da Apcef/SP, Vivian Sá, sobre a prestação de serviço da Verocard aos empregados da Caixa.

:: Confira aqui as matérias sobre os problemas com o Verocard.

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