Representantes da APCEF/SP, FETEC-CUT/SP, Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Sindicato dos Bancários de São Paulo entregaram nesta sexta-feira (6) ofício direcionado à presidência da Caixa aos vice-presidentes Gabriel Goes (Finanças e Controladoria) e Cláudio Salituro (Tecnologia e Digital), ao gerente da Gipes/SP, Marcus Mirandola, ao superintendente da SR Paulista, Clayton Carneiro, e ao superintendente da Sured, Robert Kennedy. 
A entrega seria feita na quinta-feira (5) diretamente ao presidente do banco, Pedro Guimarães, durante a inauguração da SEV – Superintendência Executiva de Varejo em Guarulhos. No entanto, por impossibilidade de Guimarães, foi agendada a reunião com os VPs para a entrega do documento.

O ofício questiona as mudanças na rede de atendimento da Caixa que foram anunciadas no início do mês. As medidas preveem mudanças na rede de atendimento, aplicando a verticalização a todos os gerentes, aprofundando a segmentação com a criação de agências ou ambientes para atendimento exclusivo para determinados perfis e mudanças na gestão das agências, com impactos para atividades como tesouraria e os caixas.

:: Saiba mais sobre as mudanças aqui.

O diretor da APCEF/SP Leonardo Quadros, presente à entrega, questionou também a falta de transparência da direção da instituição nestes processos, lembrando como foi no fechamento das SRs, ocorrido uma semana após reunião da mesa permanente de negociação, em que os representantes dos empregados questionaram formalmente a Caixa sobre a reestruturação e fechamento de SRs, e a resposta oficial da empresa foi de que não havia a previsão de mudanças.

Na reunião ainda foi questionada a resposta oficial da Caixa quanto às mudanças anunciadas. Os representantes da empresa dizem que ainda não há voto da diretoria autorizando sua implementação, e que elas só foram apresentadas para que os empregados pudessem dar sua opinião sobre o modelo apresentado. Segundo a direção do banco, a reestruturação tem como objetivo fazer com que a instituição continue ganhando mercado. Porém, os dados do Banco Central desmentem esse a afirmação de que a Caixa está ganhando mercado e mostram que o vem ocorrendo é justamente o contrário, a Caixa está perdendo mercado, conforme noticiado na última edição do jornal APCEF em Movimento.

Os representantes dos empregados cobraram o respeito da direção do banco à cláusula 48 do Acordo Coletivo de Trabalho, que prevê que os processos de reestruturação que impactam a vida dos empregados devem ser discutidos em mesa de negociação, reivindicando a realização de uma mesa permanente ainda este ano.

Já que a direção alega ter apresentado as mudanças para que os empregados deem sua opinião, a APCEF/SP preparou um espaço para que os trabalhadores do banco possam dizer o que acham da proposta de reestruturação. Manifeste-se enviando sua opinião para o e-mail sindical@apcefsp.org.br o sigilo é garantido.

A APCEF/SP divulgará a íntegra da resposta da Caixa ao ofício, e continuará acompanhando a situação para defender os direitos dos empregados e uma Caixa forte e em condições de cumprir seu papel.

Compartilhe: