Diariamente a APCEF/SP recebe reclamações de usuários do Saúde Caixa referente a problemas com o plano. Perca de prazo para análise de documentação e novas solicitações de documentos aos usuários e, consequentemente, demora em autorizações prévias para realização de procedimentos. Frequente espera, de meses, para a liberação de reembolsos após a realização de procedimentos diversos, entre outros entraves.

Usuários relatam que a falta de orientação e a demora nas respostas prejudicam o atendimento de seus pedidos. A Caixa responde às solicitações de forma burocrática e, por vezes, acaba por indeferir os pedidos de reembolso alegando que não houve autorização prévia.

Indignado, o usuário denuncia que precisou realizar procedimento urgente e enviou toda documentação ao Saúde Caixa no mês de maio. Como não obteve resposta realizou o procedimento e em junho encaminhou o pedido de reembolso, que foi indeferido em agosto.

“A Caixa precisa se sensibilizar, especialmente neste momento em que o novo sistema de gestão ainda está em fase de adaptação e não burocratizar o processo dificultando o acesso dos usuários aos reembolsos”, diz a diretora da APCEF/SP e representante dos empregados no Conselho dos Usuários do Saúde Caixa, Ivanilde de Miranda.

O novo sistema de gestão do plano, o SIAGS, implantado no quarto trimestre de 2015 devido aos problemas de aperfeiçoamento para atender as necessidades específicas do plano e devido a suas inconsciências tem gerado acúmulo de demanda, que ainda não foram sanados.

Em contrapartida, a Caixa afirma em e-mail enviado à APCEF/SP, em 28 de julho, que os reembolsos foram regularizados e as inconsistências resolvidas.

“Resolver problemas indeferindo pedidos é caminhar por um atalho que só traz prejuízo aos usuários que estão sofrendo com o descaso da empresa com sua saúde e com o orçamento de cada um”, diz a diretora da APCEF/SP, e reforça que se os problemas estivessem solucionados a Associação não estaria recebendo novas denúncias.

Está previsto para o dia 31 de agosto, quarta-feira, nova reunião do Conselho dos Usuários do Saúde Caixa e este tema está na pauta.

Caso tenha problemas, denuncie pelo e-mail: sindical@apcefsp.org.br ou pelo telefone (11) 3017-8315.

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