As agências da Caixa voltaram a registrar filas e um número muito grande de clientes em suas agências por causa dos desmandos do governo, que tem mudado constantemente as datas e formas de pagamento do Auxílio Emergencial, além de ter bloqueado centenas de milhares de contas de poupança social – fala-se em 3 milhões – por suspeita de fraude.

E, pasmem: a “solução” que tentam empurrar para os GGRs para reduzir as filas é de colocar todo mundo dentro das agências. A Apcef/SP recebeu informações de que os superintendentes iriam monitorar, pelas câmeras, o interior das unidades, para se certificar de que o interior das agências não estaria “vazio”, se houvesse filas do lado externo.

A aglomeração dentro das agências é bastante preocupante, pois contraria todas as orientações dos órgãos de saúde e aumenta o risco de contágio do coronavírus. O número de casos confirmados de Covid-19 entre empregados e trabalhadores das empresas terceirizadas nas unidades cresceu bastante nos últimos dias, sobretudo na capital e região metropolitana.

Recentemente, em 10 de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou as diretrizes sobre a transmissão do novo coronavírus, reconhecendo que ela pode ocorrer pelo ar, por meio de partículas em suspensão.

Esta condição é preocupante sobretudo em ambientes fechados com aglomeração de pessoas, como o encontrado nas agências bancárias.

Além das ampliação das condições de segurança requeridas pelas entidades representativas, o que fez com que fossem instalados anteparos de proteção nos guichês de atendimento, fornecimento de Face Shields e compra centralizada de máscaras e álcool em gel para as unidades, a Apcef/SP e a Agecef/SP encaminharam no dia 21 uma cobrança à Caixa de mais medidas de proteção aos empregados contra o contágio pela Covid-19 (clique aqui para ler o documento).

Importante ressaltar ainda que, após julgamento do Superior Tribunal Federal (STF), a Covid-19 passou a ser considerada doença do trabalho. Os administradores da empresa podem ser responsabilizados, caso empregados ou familiares sofram com os efeitos da Covid-19, conforme prevê a Lei 2.848/40.

:: Denuncie – Caso tenha qualquer dúvida ou denúncia sobre as exigências absurdas da Caixa, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br ou clique aqui.

Compartilhe: