Está prevista para 30 de setembro, terça-feira, a entrega, pelos membros do grupo de trabalho Funcef, do modelo do novo plano de benefícios da Fundação para apreciação na Caixa, Conselho Deliberativo da Funcef e órgãos federais de controles de fundos de pensão e das empresas estatais.
Até lá, o GT deve fazer a leitura do texto da minuta do novo regulamento.
O grupo de trabalho, formado por representantes indicados pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Caixa e Funcef, iniciou os trabalhos para a elaboração do novo plano de benefícios em 20 de agosto, com reuniões, em sua maioria, realizadas de terça a quinta-feira durante todo esse período.

Debates

Os debates do GT Funcef tiveram como base, entre outros pontos, as decisões apresentadas no XIX Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) – realizado em julho -, que deliberou pela elaboração de um novo plano, além da reforma dos planos existentes e democratização da Fundação.
Nas reuniões, assuntos como o saldo de conta dos participantes, despesas administrativas, cobertura de benefícios de risco, déficit, superávit e temas referentes à migração, como a base cadastral e financeira, hipóteses atuariais, renda antecipada e saldamento dos planos existentes também foram debatidos.

Participação das entidades

Em 18 de setembro, o grupo de trabalho da Funcef encaminhou para dirigentes de associações de pessoal, de empregados aposentados, sindicatos e federações, a minuta do plano para apreciação e sugestões.
“Os trabalhos realizados até agora pelo GT Funcef representam um marco para os empregados, uma vez que os itens propostos e debatidos durante a elaboração do modelo do novo plano de benefícios da Fundação têm sido defendidos pelas entidades dos trabalhadores há tempos. Mas a entrega desse modelo não significa o fim das discussões. Temos muito trabalho pela frente e pontos a serem, inclusive, aperfeiçoados” – comentou o membro do GT Funcef e diretor-presidente da Fenae, José Carlos Alonso.

Compartilhe: