A Funcef anunciou em 1º de agosto, no dia em que comemorou 36 anos de atividades, o início, em outubro, do processo de recadastramento anual de aposentados e pensionistas vinculados à Funcef.

O intuito do recadastramento é a comprovação de vida e a atualização dos dados. De acordo com a Funcef, o procedimento poderá ser realizado em qualquer agência da Caixa. Os aposentados deverão comparecer no mês de aniversário, já que os pensionistas devem se recadastrar no mês de nascimento do titular do plano.

A medida é fundamental para evitar o pagamento indevido de benefícios e, consequentemente, contribuir para a saúde financeira do fundo de pensão dos empregados da Caixa. Outras ações similares já foram realizadas pela Funcef anteriormente. A diferença é que, daqui em diante, o recadastramento será realizado anualmente.

Para o diretor eleito para a pasta de Benefícios, José Carlos Alonso, a ação é importante para a sustentabilidade dos planos. “O recadastramento é um processo contínuo, de vital importância para a manutenção dos planos de previdência, e que garante proteção aos nossos participantes. Estamos trabalhando para sistematizar o processo, a fim de que os aposentados e pensionistas possam participar de forma rápida e fácil”, diz.

Os aposentados e pensionistas receberão uma correspondência, dias antes do mês de recadastramento (mês do aniversário), com todas as orientações. Basicamente, eles terão de se dirigir a uma das agências da Caixa, com documento de identidade (com foto) e o formulário recebido pelos Correios. Se for preciso atualizar alguma informação cadastral, deverá ser apresentado documento que comprove a alteração.

Segundo o setor de comunicação da Funcef, o recadastramento será obrigatório e não serão aceitas procurações. Os assistidos que estiverem impossibilitados de comparecer a uma agência da Caixa, deverão ligar para a Central de Atendimento da Funcef (0800 706 9000) e agendar uma visita. E muita atenção: quem não se recadastrar no mês estipulado pela Fundação poderá ter seu benefício suspenso e, em último caso, cancelado.

 

Compartilhe: