Para acompanhar a situação dos empregados e verificar a aplicação das diretrizes de atendimento, como o rodízio e o contingenciamento, dirigentes da APCEF/SP visitaram, nesta semana, diversas agências nas SEVs Diadema, São Caetano, Jabaquara e Franco da Rocha.

Os empregados das unidades relataram que uma das grandes preocupações é a aglomeração de clientes em frente das agências. E acreditam que a situação pode piorar ainda mais na próxima semana, com o início do pagamento do auxílio emergencial.

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Agendamento e senhas – Os próprios empregados sugeriram que o banco crie um sistema de entrega de senhas com horário previsto para o atendimento, que seriam distribuídas nas unidades para reduzir a aglomeração de pessoas e, assim, preservar a saúde dos empregados e clientes.

A solução sugerida pelos empregados já foi adotada anteriormente pela Caixa, na época do PEATE, e pode ser aplicada (sem trazer custos adicionais para a empresa) enquanto não existem ferramentas como um sistema de agendamento eletrônico, uma das reivindicações das representações dos empregados para evitar que se formem filas.

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Aplicativo – O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nesta sexta-feira (3) que a partir da próxima terça-feira (7), os brasileiros poderão baixar um aplicativo lançado pela Caixa que permitirá o cadastramento para receber a renda básica emergencial, de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras. O banco também lançará uma página na internet e uma central de atendimento telefônico para a retirada de dúvidas e a realização do cadastro.

No entanto, muitas pessoas vão às agências apenas para pedir informações, o que gera aglomeração em frente das unidades. Por isso, seria de extrema importância a implantação também do agendamento eletrônico e das senhas.

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