Nesta terça-feira, dia 13, ocorreu em Brasília o lançamento do projeto Fenae Transforma, uma parceria entre a Fenae e a Yunus Negócios Sociais. Para reformar ainda mais sua atuação social a Fenae irá se unir ao trabalho desenvolvido pela Yunus. A intenção é fomentar através de fundos de investimento projetos e empresas de empreendedorismo social.

Com isso, a Federação torna-se a primeira investidora no Brasil no fundo de investimento da Yunus, criado em 1976 pelo economista Muhammad Yunus, de Bangladesh, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006 e pai do microcrédito e dos negócios sociais.

Um exemplo do trabalho realizado pela Yunus é o empreendedor social Matheus Cardoso e sua experiência do projeto Moradigna, desenvolvida na Zona Leste de São Paulo (SP). O negócio de reforma express de residências em situação de vulnerabilidade começou a operar em setembro de 2015 na comunidade Jardim Pantanal. Com o investimento e a aceleração da Yunus Brasil, segundo ele, o empreendimento reforçou as condições das moradias e contribuiu com o aquecimento da economia da própria comunidade.

A iniciativa pode ser vista como uma pequena gota d’água no oceano da vulnerabilidade vivida aproximadamente por 40 milhões de brasileiros que moram em residências insalubres. Desde que a empresa passou a funcionar formalmente, mais de 150 pequenas reformas foram realizadas, com orçamento de até R$ 6 mil, transformando a vida de cerca de 700 pessoas a cada 30 pequenas reformas executadas. 

Saiba mais aqui.

Compartilhe: