A última reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, ocorrida em 20 de junho, foi marcada pela omissão dos representantes da Caixa ao, novamente, não apresentar os relatórios financeiros de 2016 e 2017 e atuariais de 2017 do plano de saúde. A penúltima reunião havia acontecido em 26 de abril.

A desculpa dos representantes da Caixa se repete, de que os relatórios financeiros ainda estão sendo elaborados por empresa de consultoria externa contratada pela GN Plano de Saúde e Previdência Complementar (GESAP).

“Ao questionarmos sobre o prazo para a entrega do relatório, sequer nos responderam objetivamente”, diz a conselheira eleita do Conselho de Usuários do Saúde Caixa e diretora da APCEF/SP, Ivanilde de Miranda.

A Caixa manteve a postura de apenas apresentar dados, sem os devidos relatórios gerenciais. A única informação que trouxeram, em relação aos dados financeiros de 2017, foi a de que deixou de arrecadar cerca de R$ 21 milhões em mensalidades, no exercício de 2017.

O Conselho cobrou explicações e que os relatórios sejam entregues para que tenham condições de avaliar a gestão do plano.

“O acesso aos documentos é imprescindível para que os conselheiros eleitos possam emitir parecer. Estamos desde novembro de 2017 cobrando esses documentos. Por conta desta postura da Caixa, estamos muito preocupados com a gestão financeira do plano”, afirma e diretora da APCEF/SP.

A irresponsabilidade da Caixa ao omitir os documentos ao Conselho de Usuários impacta em uma das atribuições do colegiado que é a de acompanhar o desempenho financeiro do plano e propor ajustes, quando necessário, para o aperfeiçoamento.

Defesa do Saúde Caixa – Os conselheiros protocolaram na reunião o Manifesto em Defesa do Saúde Caixa que defende o atual modelo de custeio, em que se baseia na proporção de 70% das despesas assistenciais pagos pela Caixa e os outros 30%, pelos usuários.

“O Acordo Coletivo está em vigência até 31 de agosto, que assegura o atual modelo de custeio do Saúde Caixa. Vamos negociar e defender na Campanha Nacional a manutenção do plano neste molde”, afirma a diretora da APCEF/SP Ivanilde de Miranda.

Clique aqui e veja a Carta de Repúdio entregue à direção da Caixa em reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, em 26 de abril.

Clique aqui e veja o Manifesto em Defesa do Saúde Caixa entregue à direção da Caixa em reunião do Conselho do Saúde Caixa, em 20 de junho.

Clique aqui e acompanhe o hotsite.

Clique aqui e acesse a Cartilha “Saúde Caixa: conhecer para defender” elaborada pela APCEF/SP.

Clique aqui e acesso a Cartilha “Saúde Caixa Eu Defendo” elaborada pela Fenae.

Clique aqui e responda a enquete sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018).

Compartilhe: