Da Agência Fenae

Mais uma rodada de negociações permanentes entre a Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), e a direção da Caixa foi realizada em 31 de março, em Brasília.
No encontro, a representação dos empregados reivindicou a imediata extensão do auxílio-alimentação para os aposentados, conforme compromisso assumido pela empresa na campanha salarial do ano passado.
Em resposta ao pedido, a Comissão de Negociação da Caixa esclareceu que a direção da empresa entende que o benefício do auxílio-alimentação não é devido aos aposentados e, portanto, não tem a intenção de estendê-lo ao conjunto do segmento.
A esse respeito, a Caixa quer apenas resolver o problema dos passivos trabalhistas gerados por diversas ações judiciais individuais.
Em contraposição a esses argumentos, a CEE-Caixa esclareceu que a representação dos empregados passa necessariamente pela CNB/CUT e que há uma orientação jurisprudencial (OJ 250), que diz que a determinação de suspensão do pagamento do auxílio-alimentação aos aposentados e pensionistas não atinge quem já recebia o benefício.
Foi decidido que a CEE-Caixa irá apresentar em breve uma proposta que envolva todos os aposentados, ficando o tema da extensão do auxílio-alimentação para ser debatido em uma próxima reunião.
Confira, a seguir, no que resultaram os demais assuntos discutidos na reunião:

• Atendimento de aposentados e pensionistas

A CEE-Caixa cobrou a garantia dos direitos dos empregados quanto à jornada de trabalho, enquanto vigorar esquema especial montado pela empresa para atendimento de aposentados e pensionistas. É que, a partir de 1º de abril, as agências da empresa em todo o País devem abrir com até três horas de antecedência para atender cerca de 2,5 milhões de aposentados e pensionistas, devendo contar com até 12 mil empregados para esclarecimentos de dúvidas e apresentação da conta “Caixa Aqui” para esse público.
Esse atendimento especial foi montado devido à redução do calendário de pagamento de benefícios do INSS a partir de abril, que passa de 10 para cinco dias úteis.
Na rodada de negociações permanentes realizada no dia 31, a CNB/CUT reivindicou que a Caixa oriente os gestores das unidades para que sejam observados o registro de ponto e a marcação correta das horas extras. Os representantes da empresa disseram que o acordo coletivo está em vigor e deve ser cumprido à risca.

• Saúde/Caixa

A CNB/CUT questionou a indefinição da Caixa no processo de criação do Conselho Deliberativo do Saúde/Caixa. A representação dos empregados propôs prioridade para o novo plano de saúde, a fim de que até meados de abril essa pendência seja resolvida, de modo a que o Saúde/Caixa venha a ser implementado com a urgência necessária.
Na ocasião, a CNB/CUT reafirmou sua proposta de gestão paritária no Conselho Deliberativo do Saúde/Caixa, tendo em vista ser esse um dos princípios fundamentais deliberados nos últimos três Conecefs (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa).

Compartilhe: