A Caixa Econômica Federal completou neste domingo (12) 159 anos de existência. No lugar de comemorações e festividades, os empregados lembraram a data com manifestações e protestos em todo o país para cobrar melhores condições de trabalho e para defender a manutenção do caráter 100% público do banco. Convocados pelas entidades representativas, seguindo orientação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), os atos do Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa foram realizados em 13 de janeiro, nesta segunda-feira, e tiveram como mote nas redes sociais a #ACAIXAÉTODASUA.

Com o propósito de marcar o aniversário de 159 anos do banco, os trabalhadores utilizaram-se de muita criatividade durante atividades nas ruas e agências bancárias das capitais e em algumas cidades do interior. Um contingente expressivo de empregados vestiu a camiseta e portou broches da campanha em defesa da Caixa na lapela de suas roupas.

No Dia de Luta, uma das ações mais concorridas foi o tuitaço com a #diaemdefesadacaixa, ocorrido entre 12h e 14h com forte adesão de bancários.

As atividades do Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa ocorreram praticamente em todos os estados. Nas capitais, onde as manifestações tiveram maiores repercussões, o foco foi o diálogo com a sociedade sobre a importância da Caixa como um banco público fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Há o registro de protestos em Rio Branco (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Maceió (AL), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vitória (ES), Goiânia (GO), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), São Paulo (SP) e Palmas (TO).

Em São Paulo, dirigentes da APCEF/SP e do Sindicato realizaram atividades e reuniões com empregados em todas as regiões da capital paulista e um ato simbólico no Largo da Concórdia (Brás), com distribuição de bolo para a população e empregados do banco público. Além disso, os trabalhadores vestiram a camiseta da campanha #ACAIXAÉTODASUA.

No sábado 11, véspera do aniversário da Caixa, também foi realizada uma plenária com empregados da Caixa, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, sobre temas de interesse dos trabalhadores. Os empregados terão reunião com a direção do banco na quarta-feira 15.    

Já em Campinas, no interior, as entidades representativas distribuíram Carta Aberta à população e fizeram reuniões na agência Campinas com empregados e clientes.

Compartilhe: