O saque em espécie do Auxílio Emergencial para os beneficiários que recebem por meio da poupança social digital começa amanhã (30) e, junto com o o calendário, aumenta o receio dos empregados de receberem ordens para superlotar as agências, colocando clientes no ambiente de autoatendimento e acima da quantidade de 50% das cadeiras de espera para “esconder” as filas.

Em algumas unidades, dirigentes da APCEF/SP verificaram clientes em pé dentro das agências e constataram o uso de todas as cadeiras da unidade, e não apenas as de espera, para “acomodar” os clientes. As demandas foram tratadas com os respectivos gerentes gerais, SEVs e SRs, para que as situações fossem revistas.

A determinação de superlotar as agências para mascarar as filas transfere as aglomerações para o interior das unidades e aumenta o risco de contaminação pelo coronavírus. Aglomerações em ambientes fechados, como são as agências bancárias, representam um considerável aumento no risco de contágio da Covid-19, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região enviaram ofício à Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) para denunciar a aglomeração dentro das agências, a fim de preservar a saúde de dos empregados e clientes.

Denuncie – Caso você tenha recebido orientação para “mascarar” as filas em sua unidade, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br ou clique aqui. Se possível, tire fotos das aglomerações dentro das agências e encaminhe para que possamos reforçar as denúncias aos órgãos de saúde.

Compartilhe: