A APCEF/SP esteve nesta quarta-feira, dia 30, na agência Vila Clementino, capital paulista, uma das unidades que serão fechadas no processo de reestruturação. Os representantes da Associação e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região conversaram com os empregados da agência e, depois, realizaram ato em frente ao local dialogando com a população.

A unidade irá encerrar suas atividades em 24 de setembro. Segundo os empregados, a direção do banco deu a eles a opção de indicar quais regiões são melhores para cada um ao serem enviados a outras agências. E foi garantido que nenhum perderá função.

Para os trabalhadores da unidade, a notícia não foi uma surpresa, apesar de a agência não apresentar resultados ruins. No entanto, a apreensão existe já que não há certeza se serão realocados para os locais que indicarem. “Nossas rotinas estão estruturadas, tem colega que sai daqui e vai buscar os filhos na escola, vai mudar a rotina da família toda, eles esquecem que temos vida pessoal”, contou um dos empregados.

Para a população que mora ou trabalha na região, o fechamento do local não agradou e por isso muitos fizeram questão de aderir ao abaixo-assinado em defesa dos bancos públicos. “Eu sei que a Caixa é um patrimônio nosso, vou completar 67 anos e quando nasci meus pais já precisavam da Caixa”, afirmou Antonio Luiz Ribeiro dos Santos, que parou para assinar o documento e demonstrar seu apoio à luta dos empregados.

A reestruturação faz parte do desmonte do banco que visa sua futura privatização, projeto retomado pelo governo Temer. Por isso, no mesmo dia, quarta-feira, ocorreu no período da manhã, manifestação em defesa das empresas públicas no centro de São Paulo.

Compartilhe: