Chegou a hora dos participantes do Talentos Fenae/Apcef 2022 chamarem os familiares, os amigos e os colegas para manifestarem apoio às obras cadastradas no concurso cultural. Começa nesta quinta-feira (15) o prazo da votação popular das obras do evento, referente à etapa nacional, e que segue até o dia 15 de janeiro de 2023. A votação, inclusive, é aberta ao público em geral. O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, acha importante fazer desse momento um espaço de confraternização entre colegas de um mesmo banco, o único 100% público do país.

Os trabalhos inscritos vão disputar a preferência do público, seguido depois da escolha do júri técnico. São quatro as categorias e oito as modalidades: Artes Visuais (foto e filme), Artes Plásticas (desenho e pintura/desenho infantil), Literatura (contos e crônicas/poesia) e Música (composição e interpretação).

Mas, atenção: é possível votar em vários trabalhos, mas apenas uma vez por obra. A avaliação do júri popular se fará por atribuição de nota de 5 (menor) a 10 (maior) a qualquer obra cadastrada no concurso cultural. O voto popular é computado sob diferentes pesos (5, 2 e 1), na seguinte ordem: empregado da Caixa que é associado à Apcef, empregado da Caixa não-associado e público em geral. A nota do júri popular será somada às notas dos jurados técnicos. Para votar, entretanto, é necessário usar a plataforma on-line (https://talentos.fenae.org.br), mediante login Fenae (antigo Mundo Caixa) ou acesso por meio da conta do Facebook.

Na etapa nacional, tal como ocorre com a estadual, serão premiados os candidatos que obtiverem as três melhores classificações em cada modalidade. Os prêmios incluem troféu e valores distintos em pontos Fenae. Encerrada a fase de votações, os nomes dos vencedores serão divulgados. Então, a etapa nacional do Talentos Fenae/Apcef 2022 vale todo o engajamento não só dos empregados da Caixa, mas do público em geral.

Sergio Takemoto explica que a participação dos empregados da Caixa e do público em geral na etapa nacional do Talentos, ao mesmo tempo e de forma integrada, é o que faz o evento ser tão democrático, plural e dinâmico. “Este concurso cultural é o maior entre os bancários do país, levando a Fenae e as Apcefs a sentirem orgulho em realizá-lo, exatamente em um ano no qual o Brasil começa a ser reconstruído numa perspectiva coletiva/positiva e os nossos encontros retornam ao formato presencial”, destaca.

O presidente da Fenae confirma que, em sete anos de existência, o concurso Talentos Fenae/Apcef tem despertado o interesse dos empregados da Caixa em todo o país. Ele recorda que a grande final de 2022 será realizada no período de 1º a 4 de fevereiro de 2023, em Aracaju (SE). É fato, de acordo com Takemoto: a Fenae e as Apcefs apostam no poder transformador de uma comunidade que respira cultura, criando e apreciando a arte no mais alto grau. Isso, segundo ele, permite aos cidadãos expressarem uma visão de mundo solidária e inclusiva.

Calendário da etapa nacional

Período de votação popular: 15 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023.

Período de avaliação técnica das categorias Artes Visuais, Artes Plásticas e Literatura: 15 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023.

Período de avaliação técnica da categoria Música: 1º de fevereiro de 2023 (primeiro dia da seletiva) e 2 de fevereiro de 2023 (segundo dia da seletiva).

Evento da grande final: 3 de fevereiro de 2023, em Aracaju (SE).

Compartilhe: