Um palco que deixaria qualquer cantor com vontade de dar uma palinha, uma banda que acompanhou nomes como Djavan, Vanessa Da Mata e Zélia Duncan. Esse é o Talentos Fenae/Apcef 2019 que tem surpreendido até os jurados desta 4a edição. O maior evento corporativo do Brasil está acontecendo em Florianópolis (SC) e segue até o dia 7 de dezembro, dia da grande final.

O corpo de jurados deste ano é composto por 10 artistas. São profissionais altamente gabaritados e que têm a missão de escolher os mais talentosos compositores e intérpretes. A instrumentista Mônica Sangalo, as cantoras Jack Oliveira e Izzy Gordon, o diretor artístico, Anderson Camorra, a compositora, Graça Cunha, o músico arranjador, Wagner Tiso, a poetisa e escritora, Bruna Moraes, o compositor Tunai, o multi-instrumentista, Duplo de Araújo e o diretor e produtor, Fábio Seixas.

Dono de hits cantados por Elis Regina, Simone Gal Costa e Nana Caymmi, Tunai é um dos grandes nomes que compõe os jurados da categoria música deste ano. O compositor ficou admirado com a qualidade dos cantores e com a organização do Talentos. 

“É um festival maravilhoso, uma iniciativa incrível! É preciso investir em cultura no Brasil. E a Caixa é parte disso, graças à ela que as pessoas de baixa renda conseguem financiar a casa própria. Precisamos da Caixa, ela é toda nossa!”, afirmou Tunai.

Segunda vez como jurado do Talentos, o músico, compositor e arranjador, Wagner Tiso, estava empolgado com as apresentações. Tiso que já acompanhou artistas como Milton Nascimento, Gal Costa e Gonzaguinha. 

“Ano passado estive em Natal e esse ano está repetindo o evento incrível. O pessoal é muito bom e a banda que acompanha é fantástica. E todo esse investimento da Fenae tem que ter sempre para que cultura fique no nível que precisa”, reforçou o músico.

Quem também está presente pela primeira vez no Talentos é a cantora e jurada do programa Canta Comigo, Jack Oliveira. “Me deparei com um evento muito bem organizado e as pessoas envolvidas de coração em tudo. Percebi que é um xodó de todos. Eu vejo que todos têm um sonho, uma vontade de mostrar o outro lado que não é sério. E é muito legal ver as pessoas se desenvolvendo e subindo no palco. Isso transforma vidas”, contou Jack encantada. 

Com 25 anos de carreira, a instrumentista baiana, Mônica Sangalo foi só elogios para os artistas do Talentos. “Estou impressionadíssima! Estou muito feliz de participar. Quem dera todos tivessem essa mesma ideia de encaminhar as pessoas para fazer arte, curtir esse lado lúdico da vida. Que todos se inspirem nesse exemplo”, ressaltou Sangalo.

O júri técnico do Talentos Fenae/Apcef é totalmente isento, garantindo total integridade à escolha dos vencedores. O diretor Sociocultural da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Moacir Carneiro, lembra que não apenas os jurados da categoria música, mas de todas as outras categorias – Imagem, Artes Visuais e Literatura – são profissionais gabaritados em suas áreas.

“Os jurados têm nas mãos a escolha dos grandes vencedores do Talentos desse ano e é exatamente a escolha deles que garante a pureza do processo. São pessoas que não têm relação conosco. Isso acaba valorizando ainda mais nosso evento”, avaliou Moacir.

Segunda noite de apresentações 

Nesta quinta-feira (5) aconteceu o segundo dia de apresentações do Talentos Fenae/Apcef foi de muita emoção. Os artistas aproveitaram a transmissão ao vivo para dedicar suas performances aos familiares que ficaram em casa. Para outro foi movimento de homenagear a cultura regional.

Confira quem se apresentou nesta quinta-feira:

– Lucas Matos (GO): Samurai
– Ernesto Soares (RR): Clara
– Walkyria Campo (PB): Infinito desejo
– Elisenda França (AP): Voltinha
– Regina Carla (CE): Barco de Cristal
– Alenilson (PA): Prece ao luar
– Georgio Andrade (MA): É por você que eu canto 
– Milton Peixoto (AL): E que se demore
– Raimundo Silva (SE): Diga lá, coração
– Rodrigo Pimenta (PR): Tudo bem
– Clissa Escobar (SP): Perfect
– Hayllana Martins (TO): Mãe 
– Miguel Pacífico (AC): Canteiros
– Luiz Delattre (AM): Amazonas das Águas 
– Rodolfo Santiago (PE): Pra você dar O nome
– Paulo Roberto (CE): Valsinha
– Ilana Ribeiro (PA): I got you (I Feel Good)

Quer assistir as apresentações? Acesse nosso Facebook: clique aqui

Talentos 

O Talentos é um concurso cultural nacional promovido pela Fenae e pelas Apcef que tem como objetivo incentivar a produção de cultura dentro do universo dos empregados da Caixa. Para isso, aposta na descoberta de novos talentos e na divulgação de seus valores artísticos como forma de inspirar outras pessoas.

Há 13 anos o concurso vem revelando talentos e movimentando o cenário artístico do país. São oito modalidades, divididas em quatro categorias: Música (composição e interpretação), Imagem (Foto e Filme), Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil) e Literatura (Conto/Crônica e Poesia).

Compartilhe: