Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata. Assim como a Fenae e as Apcefs, entidades em todo o mundo se engajam na campanha Novembro Azul, para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. Em 2017, estão previstos circuitos da saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul.

“Desde a sua primeira edição, a Fenae se engajou nessa campanha porque entende a importância do diagnóstico precoce e do combate ao preconceito que coloca em risco a vida de milhares de homens no país. Afinal, o câncer de próstata é o segundo mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo”, afirma o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira.

A cada seis homens no Brasil, um é portador da doença. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. O câncer de próstata pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam o exame anualmente.

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 

 

Fonte: Fenae.

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