Como ocorre todos os anos, há quase duas décadas, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) manifesta apoio à campanha Novembro Azul, que começa nesta terça-feira (1º), e defende ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do registrado na pele. O alerta se estende aos empregados do banco público com vistas a conscientizá-los em relação aos cuidados com a saúde.
O movimento chamado Novembro Azul tem caráter mundial e foi criado para contemplar a saúde integral da população masculina, embora abranja também as mulheres trans, travestis e pessoas com identidade de gênero não-binária. É assim porque esse grupo possui próstata e está sujeito à doença.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, chama a atenção para o fato de que o cuidado com as pessoas é prioritário para as entidades de defesa dos trabalhadores da Caixa, que sempre apoiaram campanhas de alerta para ações saudáveis e de estímulo a exames preventivos à saúde da próstata. “A prevenção, aliada à luta contra o preconceito, está sintonizada com valores da Fenae, a exemplo do que propõe compromisso com a promoção do bem-estar da sociedade”, argumenta.
Originalmente, a data de 17 de novembro refere-se ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Tanto é assim que, em algumas situações ou por todo o país, a cor azul – símbolo do combate à doença – toma conta de pontos turísticos para reforçar a importância do diagnóstico precoce. Em Brasília e em outras cidades do Brasil, monumentos são iluminados de azul em apoio ao Novembro Azul.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) dá dicas de como diagnosticar o câncer de próstata, apontando como fundamental a realização do exame de toque e o de sangue, conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). A recomendação é para que, a partir dos 50 anos, os homens procurem o especialista para os exames anuais. Pacientes com histórico familiar da doença devem procurar o médico mais cedo, pelo menos a partir dos 45 anos de idade.
É preciso ficar atento aos sinais do corpo. O câncer pode ser driblado com algumas atitudes práticas e cotidianas, entre as quais consumir alimentação saudável rica em verduras, vitaminas e cereais, evitando fast-food e comidas processadas, além de refrigerantes. Outras recomendações são atividade física periódica, controle de peso, diminuição do consumo de álcool e abandono ao fumo. Também a hereditariedade atua, muitas vezes, como fator de risco.
Mas, atenção: procurar o médico com frequência é essencial para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficientes. O medo e a vergonha não devem ser empecilhos para o cuidado com a saúde. A mudança de alguns hábitos no dia a dia é ainda muito bem-vinda.
Apesar do câncer de próstata ser uma doença grave, 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. Para que isto seja possível, o preconceito deve ser superado. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que, a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata.
E como surgiu o Novembro Azul?
Surgida na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, a campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens para que façam o exame de próstata regularmente.
No Basil, oficialmente, o Novembro Azul foi lançado em 2008, por ocasião do 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.
O Novembro Azul, como é chamado no Brasil, e o Movember, como é conhecido mundialmente o movimento contra a doença, são exemplos de campanhas que visam conscientizar a população masculina sobre a importância das visitas ao urologista para o diagnóstico precoce de tumores na próstata.