Em tempos de pandemia, quando o isolamento social é fundamental para evitar a contaminação pelo coronavírus, atividades on line se tornaram muito importantes, especialmente para as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como os aposentados. Por isso, a Rede do Conhecimento está oferecendo um curso para ensinar idosos a navegarem no mundo digital. A primeira aula  do Vovó High Tech aconteceu no dia 10 de junho e outras duas aulas estão programadas para esta quarta-feira (17) e 24 de junho, a partir das 10h. 

“As aulas estão marcando um período de muitas mudanças nas nossas vidas, uma vez que as atividades nas sedes das Apcefs estão suspensas no momento, e temos muitos colegas que moram sozinhos ou que estão evitando o contato com seus familiares e amigos. Mesmo isolados, temos a oportunidade de participar desse projeto”, ressalta a aluna Elza Vergopolem. 

O curso é ministrado pela especialista em inclusão digital para terceira idade e dona do canal Vovó High Tech, Paula Peleja. A professora conta que a ideia das aulas surgiu depois que sua avó, Anna Peleja, ganhou seu primeiro smartphone e não conseguia nem fazer ligações.  Então, a neta começou a anotar um “passo a passo” para tirar todas as dúvidas da vovó. 

Na primeira aula do curso na Rede do Conhecimento, Paula Peleja mostrou aos alunos todos os detalhes de como utilizar as configurações dos aparelhos. Dicas de como economizar o consumo da bateria, ajustes do brilho da tela e volume, uso da wifi e dados móveis, dentre outras informações. 

“Criar um curso especialmente para aposentados sem dúvida foi um sentimento de empatia da Fenae e uma maneira de demonstrar o quanto se preocupa com todos os seus associados, especialmente nessa época de isolamento social que estamos vivendo. Aprendi e já usei várias dicas dela e pretendo ver todas as aulas. Um facilitador é que depois a série continua à nossa disposição para quem não conseguiu acompanhar online ou quer voltar para tirar dúvidas”, diz Elza. 

A associada da Apcef/SP destacou a didática e o vocabulário simples que facilitam a compreensão, saindo da linguagem muito técnica dos manuais. Cada informação repassada pode ser acompanhada na tela, que mostra as versões no Iphone e Smartphone. 

As aulas do Vovó High Tech são ao vivo a partir das 10h. Nesta quarta-feira, o tema é “Como baixar e usar rede sociais (Facebook / Instagram e etc)” e no dia 24 de junho “Como guardar informações on line no seu celular”. 

Se você perdeu a primeira aula do curso, não tem problema. Ela está disponível na Rede do Conhecimento.

Compartilhe: