“Eu adorei a experiência de aprendizado por meio da Rede do Conhecimento, tendo em vista que os cursos disponíveis são de áreas diversas, possibilitando a descoberta de novas habilidades que muitas vezes não desenvolveríamos se as aulas fossem presenciais e pagas”. A avaliação é da aposentada, associada da Apcef/PR, Debora Penteado Zamboni.

Ela faz parte de um grupo cada vez maior de aposentados e pensionistas da Caixa que tem encontrado na Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), uma oportunidade de investir em sonhos que não puderam ser realizados antes por conta da falta de tempo.

Dentre os cursos mais procurados na plataforma pelos dois segmentos estão: Artes- Introdução à Pintura; na área de fotografia destaca-se Ativismo na Fotografia, Fotografia Fine Arte: processos criativos para um trabalho autoral e o Mundo dos Fotolivros: História e tradição. A procura também é significativa por conhecimentos em música, especialmente sobre canto e violão.

Os aposentados e pensionistas têm buscado também as pílulas (minicursos) sobre Tecnosfera,  Finanças comportamentais, Inovação, Liderança, Propósito e Felicidade, além dos conteúdos das palestras do Inspira 2020, que foram disponibilizados na Rede do Conhecimento.

Aposentada desde 2017, Débora Penteado tem aproveitado o tempo livre para fazer cursos da Rede do Conhecimento. “Eu fiz cursos de Fotografia, de Artes e de Bem-Estar, Saúde e Beleza e estou terminando de Gastronomia, além de assistir várias pílulas do conhecimento. Eu só tenho a agradecer essa oportunidade de aprendizado ofertado pela Fenae/Apcef”, relata.

A associada da Apcef/PR usou o conhecimento no curso sobre fotografia para participar do Talentos Fenae/Apcef. Em 2020, concorreu no concurso cultural com duas fotos.

Rede Liberada – –A Rede do Conhecimento é exclusiva para os associados das Apcefs. Mas, para comemorar o Dia do Aposentados, os conteúdos foram liberados para não sócios de 24 de janeiro a 28 de fevereiro. Apenas os cursos de certificação bancária não estão disponíveis.

A Rede do Conhecimento entrou no ar em 25 de outubro de 2016.  Na plataforma, encontra-se conteúdos diversos como marketing, liderança, idiomas, tecnologia, finanças, artes, fotografia, desenvolvimento pessoal, gastronomia e jardinagem e outros.

Nesses quatro anos de existência, a plataforma alcançou mais de 100 mil matrículas. Para acessar a Rede do Conhecimento é preciso ter cadastro no Mundo Caixa.

:: Em www.fenae.org.br/rededoconhecimento, você fica por dentro dos cursos, Infográficos, Pílulas (vídeos curtos), RedeCast (assuntos em arquivos de áudio), além das palestras do Inspira Fenae 2020.

:: Se você ainda não é associado, associe-se a uma das 27 Apcefs e aproveite!

Compartilhe: