Para o pessoal da Caixa Econômica Federal que se dedicou a preparar uma refeição digna de MasterChef (reality show de talentos da culinária), encerra-se agora, no início de dezembro, todas as etapas da primeira edição do Fenae Gourmet, concurso gastronômico promovido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e pelas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). O resultado com os nomes de todos os vencedores foi divulgado e está disponível no site www.fenae.org.br/fenaegourmet

Conforme previsto no regulamento, o Fenae Gourmet contou com a participação de empregado ativo, aposentado ou pensionista associado a uma das 27 Apcefs do país. Os dependentes também tiveram a chance de participar, desde que atendessem a condição de devidamente cadastrados nas associações. Atendidas tais prerrogativas, o passo seguinte foi viabilizar uma prática artística combinada com preparação, apresentação e degustação de alimentos. Duas categorias estiveram em disputa: “cozinha”, para pratos principais, e “confeitaria”, para sobremesas. 

Uma etapa importante do concurso, realizada entre 23 de outubro e 30 de novembro, foi pontuada por profissionais especializados em gastronomia. Eles avaliaram e conferiram se as receitas inscritas estavam de acordo com o regulamento. As notas atribuídas foram de 5 a 10 e levaram em conta a apresentação e a escolha dos ingredientes, além do processo de execução e da ficha técnica do preparo. Criatividade e originalidade, articuladas com apresentação visual e montagem dos pratos, também foram fatores determinantes para a boa performance dos cozinheiros de plantão.

Concluída tal análise, os classificados em primeiro, segundo e até terceiro lugar recebem um kit exclusivo do concurso gastronômico Fenae Gourmet, juntamente com um certificado de participação. O primeiro colocado de cada associação recebe a mais um prêmio-surpresa, específico para a categoria na qual competiu. Veja, a seguir, como ficou a relação dos ganhadores, conferindo ainda o resultado por categoria: cozinha confeitaria.

As receitas vencedoras vão fazer parte de um livro digital. Tudo sobre o concurso gastronômico da Fenae e das Apcefs pode ser verificado pelo site www.fenae.org.br/fenaegourmet.   

Compartilhe: