Como todos os anos, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) se engaja na campanha Outubro Rosa, um movimento de conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença, que é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. 

O incentivo da Federação é para que a população, especialmente as mulheres, discuta abertamente o assunto como forma de desmitificar a doença e estimular a realização de exames para detecção precoce do câncer de mama.  

Além da manutenção de uma alimentação saudável e atividades físicas regulares, consultas médicas e exames como mamografia e ultrassonografias são as principais armas contra a doença. O Saúde Caixa, plano de assistência à saúde dos empregados Caixa, é um plano referência e deve ser acionado para realização dos procedimentos.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2023, 73.610 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. Em 2021, 18.139 mulheres e 220 homens morreram em decorrência do câncer de mama. Ainda de acordo com o Inca, o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Diante desses números, é importante ressaltar que, embora a incidência deste tipo de câncer seja majoritariamente entre mulheres, homens também podem desenvolver a doença. Pessoas que realizaram terapias hormonais para readequação do sexo e gênero também devem ficar atentas e realizar exames periódicos.

Portanto, é fundamental estar atenta às recomendações do Ministério da Saúde para prevenir, diagnosticar precocemente e rastrear a doença. Neste link (clique aqui) você encontra materiais informativos, como a cartilha do Inca, que reúne informações como fatores de risco, sinais e sintomas do câncer de mama. (clique aqui para acessar a cartilha).

Fique atenta aos sinais e sintomas – De acordo com o Inca, estes são os principais sinais:

– Nódulo (caroço) fixo e indolor; 
– Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
-Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Fatores de risco:
O Inca explica que não há uma causa única para o desenvolvimento da doença. Diversos fatores estão relacionados:
– Histórico familiar de câncer de mama
-Envelhecimento;
– Determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher
– Sedentarismo
– Exposição à radiação ionizante;
– Excesso de peso;
– Consumo de álcool.

Compartilhe: