Conhecido mundialmente pelas ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o mês de outubro inicia com a campanha “Outubro Rosa” em destaque. Seguindo a missão de promover a qualidade de vida e defender os direitos do pessoal da Caixa, a Fenae apoia a luta contra o câncer de mama e também faz o alerta para a importância da prevenção.

“As ações da Fenae são sempre voltadas em benefício do empregado Caixa para uma vida saudável e com qualidade. Essa é uma das nossas contribuições na área de responsabilidade social. Apoiar o Outubro Rosa faz parte das nossas atuações. Precisamos mostrar que ações preventivas e a mudança na qualidade de vida são fundamentais para evitar o desenvolvimento dessa doença que atinge tantas mulheres”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, ressalta que a Fenae apoia as ações de conscientização e destaca que ao estimular a disseminação de informações e ao cobrar investimento do governo em políticas públicas para melhorar o acesso e atendimento nos serviços de saúde, as entidades e a sociedade contribuem com a abordagem da campanha.

O objetivo das ações do “Outubro Rosa” é conscientizar as pessoas, principalmente as mulheres, para a detecção precoce do câncer de mama e pela redução da mortalidade. “É importante reforçar o alerta para os fatores de risco, informar sobre as medidas preventivas e sempre cobrar atendimento digno nos serviços de saúde do governo para, assim, vislumbrar a diminuição da mortalidade por câncer de mama”, diz Rachel Weber.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama entre 2020 a 2022 no País. Dados de 2019, reportados pelo Instituto, apontam que o número de mortes pelo câncer de mama chegou a 18.295, sendo 18.068 mulheres e 227 homens (Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).   

No Brasil, é o tipo de câncer que ocupa a segunda posição em incidência nas mulheres. Os principais sinais são: caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço, saída espontânea de líquido de um dos mamilos, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. 

O Inca informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas. 

Fatores de risco  

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Prevenção  

É possível reduzir o risco de câncer de mama? Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Confira essas e outras informações na 6ª edição da cartilha divulgada pelo Inca.  (Acesse o site do INCA – sobre a campanha Outubro Rosa – 2021. 

Histórico  

O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. 

Compartilhe: