Uma das campanhas de conscientização mais conhecidas no mundo é o “Outubro Rosa”, campanha que visa alertar sobre o câncer de mama. Este ano sua importância ganha um novo destaque por conta da pandemia de Covid-19.

Conforme recente reportagem da BBC, a tendência é que os diagnósticos de câncer de mama aumentem agora que a pandemia está controlada na maioria dos locais. Durante o auge da crise trazida pelo Covid-19 as pessoas passaram a procurar os serviços de saúde apenas em caso de urgência, deixando de lado os exames de rotina.

Nos últimos meses as consultas de rotina voltaram à realidade trazendo um crescente número de diagnósticos.

O movimento

O movimento Outubro Rosa começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

O câncer

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

Sinais de alerta

Segundo o Ministério da Saúde, quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, em 90% das vezes ele se apresenta como nódulo palpável na mama.

Mas existem outros quatro sintomas que também podem indicar a presença da doença, sendo geralmente sinais inflamatórios que não respondem a tratamentos tópicos (cremes dermatológicos, por exemplo). São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local.

No site do Instituto Nacional de Câncer é possível conferir mais informações e acessar a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. Procure seu médico e faça acompanhamento perene. A prevenção é o melhor tratamento!

Compartilhe: