Sobre o nosso comportamento e o planeta, o tema “A sustentabilidade e o nosso compromisso com o futuro” vai além do que se possa imaginar. Diz como vamos entregar a natureza às próximas gerações, da destinação correta do nosso lixo, da falta de recursos naturais, de projetos que envolva o coletivo, de pensar das faltas na mesa do pobre; de carências e prosperidade. Morenno de Macedo, empregado Caixa há 15 anos, esclarece e cita muito outros assuntos na palestra TED Associado, agora disponível para assistir na Rede do Conhecimento da Fenae e das Apcefs.

Em 8 minutinhos da palestra que ele fez como convidado no Inspira Fenae 2020, Morenno estimula um turbilhão de pensamentos sobre o lado social da sustentabilidade, do qual pouca gente fala. Tem assunto demais nesta temática, não é verdade? Conhece o documentário de Al Gore, “Uma Verdade Inconveniente” ? Pois é, o colega da Caixa, que é associado da Associação dos Empregados da Caixa (Apcef/DF), cita o exposto no filme do político e ecologista norte-americano.

De forma simples, Morenno conta na palestra que temos de pensar na reutilização da água, nos rios, nos engajamentos, sobre os transportes e na necessidade de incorporar novos comportamentos individuais e coletivos. Falou da economia e de que está na hora de jogar fora o capitalismo selvagem, do lucro exclusivo. De que os cidadãos, empresas e os governos devem ser éticos: “Se não forem e não se comprometerem com os desafios da sustentabilidade não vai adiantar o nosso esforço individual. Por isso precisamos rever o nosso modelo de produção”, diz.

O palestrante cita Yunus e os negócios sociais criados com a missão explícita de resolver um problema na sociedade e o meio ambiente gerando lucro, ao mesmo tempo. Morenno disse que se conectou com a Yunus por meio da Fenae, que é uma das investidoras do fundo de financiamento de negócios sociais de impacto no Brasil. Uma iniciativa que ele convida aos empregados da Caixa a conhecerem.

“Eu acredito em um mundo em que a Caixa será um vetor de transformação social, além do que já é. Eu tenho certeza que vocês estão envolvidos nesta agenda. Quero inspirar a vocês a pensarem em como promover uma Caixa mais sustentável e ainda mais benéfica para o país”. Para se alcançar um mundo melhor, a possibilidade vem do compromisso que depende da adesão de todos.

Rede que inspira – Acesse a Rede, assista à palestra de Morenno Macedo e explore o canal de educação da Fenae e das 27 Apcefs, com os cerca de 110 cursos EAD em vídeo aulas, além de ferramentas com minicursos nos Podcasts, nas Pílulas de Conhecimento e Infográficos. A plataforma da Fenae também promove o Inspira Fenae, que é um evento presencial que reúne renomados palestrantes. Dê uma pausa, se inspire em sustentabilidade para um futuro melhor: www.fenae.org.b/rededoconhecimento.

Compartilhe: