No início de fevereiro, dirigentes da Apcef/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, denunciaram à Caixa a situação de empregados que estavam trabalhando em agências com problemas de insalubridade. Diversas unidades relataram a situação, como as agências Engenheiro Caetano (zona norte), Parada de Taipas (zona noroeste), Tatuapé (Leste) e Sé (centro).

Após a cobrança das entidades, a Gilog, área responsável pela infraestrutura dos prédios da Caixa, tomou providências.

Na agência Engenheiro Caetano, zona norte, local onde os equipamentos de refrigeração haviam sido roubados, a Gilog reforçou a segurança e instalou novos aparelhos de ar-condicionado. Na Parada de Taipas e na Sé foram feitos os consertos e os sistemas de refrigeração estão funcionando. Na agência Tatuapé houve dificuldades com a manutenção dos aparelhos, mas, esta semana, a situação parece estar definitivamente devolvida. A Apcef/SP continuará acompanhando, junto com o Sindicato dos Bancários.

“As entidades denunciam e cobram repetidas vezes que os problemas sejam solucionados, mas é importante lembrar que, se estivessem acontecendo regularmente as reuniões do Fórum de Condições de Trabalho, muitas situações poderiam ser evitadas e mais facilmente resolvidas”, lembrou o dirigente da Apcef/SP, André Sardão.

Entidades cobram da Gipes retomada do Fórum para resolução de problemas nas unidades – O Fórum Regional de Condições de Trabalho é uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2013 e tem como objetivo discutir problemas relacionados à infraestrutura física, de pessoas, jornada de trabalho, conflitos no ambiente de trabalho e acompanhamento de resultados nas unidades do banco. É formado por representantes da Caixa e das entidades que defendem os empregados e foi uma das garantias mantidas no Acordo Coletivo firmado neste ano.

“É importante que o Fórum Regional seja efetivo, principalmente neste período que estamos passando por uma pandemia. Os empregados sofrem com problemas estruturais ano após ano e isto deveria ser tratado no Fórum. Desde setembro, a Caixa não agenda reuniões, e nunca foram tão importantes”, lembrou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

:: Caso esteja enfrentando problemas com o sistema de refrigeração de sua unidade, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br.

Compartilhe: