Uma agência da Caixa em Itapevi fechou na quarta-feira (21) por falta de ar-condicionado. Representantes da Apcef/SP e do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região estiveram no local e constataram que a situação tornou o calor insuportável para os empregados, prestadores de serviço e clientes do banco.

Antonio Cordeiro, diretor do Sindicato, relatou que a entidade se reuniu com os bancários no dia anterior para debater o ocorrido. Por conta da falta de condições para o trabalho, decidiram que as atividades na agência fossem paralisadas.

“Após a paralisação do local de trabalho, chegaram climatizadores na agência, que podem amenizar a situação até a instalação dos novos equipamentos de ar-condicionado. No dia 22, representantes do sindicato e trabalhadores avaliaram se o trabalho na agência poderá ser retomado com os climatizadores ou se a paralisação deve continuar”, explicou o dirigente do Sindicato Antonio Cordeiro.

A falta de condições de trabalho na agência não envolve apenas o ar-condicionado, mas também a segurança do local. Nas últimas duas semanas, a fiação do sistema de ar-condicionado foi furtada três vezes. Com isso, além dos riscos à saúde decorrentes do calor extremo, os bancários sofrem com a sensação de insegurança.

“A Caixa informou que está comprando novos equipamentos. Vamos continuar cobrando a urgência na instalação do ar-condicionado e medidas de segurança para impedir que ocorram novos furtos”, afirmou Cordeiro.

“Infelizmente, todos os dias recebemos denúncias e reclamações sobre a estrutura dos locais de trabalho. É fundamental que seja retomado o Fórum de Condições de Trabalho, como tem sido cobrado da Caixa em mesa de negociação, para que sejam dadas soluções mais rápidas para questões como essa”, enfatizou Kardec Bezerra, diretor da Apcef/SP.




Compartilhe: