A Apcef/SP enviou ofício, nesta terça-feira (4/8), à SEV Cumbica cobrando a testagem de todos os empregados da agência Cumbica que tiveram contato com o colega da unidade que testou positivo para Covid-19. O protocolo 1 prevê que a chefia da unidade determine quais os empregados que serão testados.

Importante ressaltar que não há controle algum de tempo ou proximidade entre os empregados. A distinção é temerária, inclusive, já que todos convivem diariamente no mesmo ambiente, inclusive compartilhando banheiros e refeitório.

Na agência Guarulhos, por exemplo, houve um caso suspeito de coronavírus e, depois de realizada a testagem nos empregados da unidade, outros 15 testaram positivo para a Covid-19.

No documento, a entidade ressalta que, após julgamento do Superior Tribunal Federal (STF), a Covid-19 passou a ser considerada doença ocupacional. Além disso, os gestores da unidade podem responder judicialmente por omissão, negligência ou imprudência, caso ocorra algo mais grave com os empregados ou familiares, conforme previsto no Código Penal, decreto-lei n. 2.848, artigos 131, 132, 267 e 268.

:: Caso tenha problemas com cumprimento dos protocolos de segurança determinados pela direção da Caixa em agências com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, entre em contato conosco pelo sindical@apcefsp.org.br ou clique aqui.

Compartilhe: