Na próxima quinta-feira (24), empregados da Caixa ao lado das entidades que defendem os direitos dos trabalhadores – entre elas, a APCEF/SP -, promoverão um Dia de Luta em Defesa do Saúde Caixa.

A iniciativa faz parte da campanha em defesa da política de assistência à saúde dos empregados, que corre o risco de se precarizar em função de determinações do governo e da direção do banco.
Com o nome “Saúde Caixa: eu defendo”, a campanha tem o objetivo de alertar empregados da ativa e aposentados sobre os ataques que o plano de saúde tem sofrido e mobilizar a categoria em torno da questão.

A campanha, desenvolvida pela Fenae e APCEFs, conta com a participação da Contraf-CUT, Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac e Social Caixa.

As resoluções publicadas pelo governo e a recente alteração no Estatuto da Caixa propõem um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação da Caixa nessas despesas, à revelia do modelo de custeio previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que vigora até agosto.

Hoje, 70% das despesas assistenciais são pagas pela Caixa, mas o banco pretende adotar o novo limite. Como a inflação médica aumenta mais rapidamente que os índices usados na correção dos salários e benefícios previdenciários, e como a Caixa vem reduzindo seu quadro de empregados com sucessivos planos de demissão, em breve, o novo limite estipulado será atingido e os custos excedentes recairão sobre os usuários.

Atos em defesa do Saúde Caixa – A APCEF/SP encaminhou, para todas as unidades do banco público no estado, por malote, um manifesto em defesa do plano de saúde dos trabalhadores do banco.

>> Clique aqui e baixe (PDF) o manifesto, o cartaz e o quadro comparativo das mudanças.

Também foi encaminhado um quadro com as mudanças propostas e um cartaz, para serem afixados em local visível, a fim de que todos tenham conhecimento das mudanças propostas.

“Sugerimos, ainda, que os trabalhadores postem nas redes sociais mensagens de apoio e fotos com a hashtag #saúdecaixaeudefendo”, conclamou o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

A Fenae também enviou cartazes, por malote, para as unidades do banco.

Vídeos sobre ataques – A APCEF/SP preparou dois vídeos com explicações sobre os ataques ao plano de saúde. Acesse nosso canal no YouTube e confira (clique aqui).

Compartilhe: