Entidades representativas estão se articulando para, juntas, definirem estratégias de mobilização em defesa do Saúde Caixa.

Na terça-feira, (8), em Brasília (DF), representantes da Fenae, Contraf-CUT, Fenacef, Fenag, Advocef, Social Caixa, Aneac e Conselho de Usuários irão debater o tema e lançar uma campanha nacional para alertar os empregados do banco público quanto aos ataques conduzidos pela Caixa e pelo governo ao plano de assistência médica.

Há algum tempo, para justificar a redução de sua participação no custeio e a aplicação de aumento unilateral totalmente desnecessário, a direção da Caixa tenta, insistentemente, convencer os empregados de que o modelo de custeio do plano de saúde é insustentável. Ao contrário deste discurso, o banco divulga números que comprova que o Saúde Caixa é sustentável e superavitário.

Outro ataque, tem vindo por meio das determinações da CGPAR, que diminue a participação das empresas no custeio dos planos e restringe o rol de dependentes possíveis.

O novo estatuto da Caixa, aprovado recentemente, também impôs teto em 6,5% da soma do valor da folha de pagamento e dos proventos pagos pela Funcef aos aposentados para os gastos com o Saúde Caixa.

A resolução da CGPAR também impõe como limite a razão entre as despesas de pessoal (folha de pagamento mais proventos Funcef) e os custos totais da empresa com saúde, no ano de 2017, acrescidas de 10% ou 8% da folha, o que for menor. Neste caso, para o Saúde Caixa poderá ser menor ainda que a determinação do estatuto, a depender dos valores apurados em 2017.

Além disso, tanto o estatuto quanto as resoluções da CGPAR estabelecem prazos diferenciados para adequação às mudanças no plano. Outro ponto importante a ser discutido refere-se ao “direito adquirido”, um tema polêmico e que precisa ser esclarecido à luz da perspectiva jurídica e do Acordo Coletivo.

A reunião das entidades vai permitir que os dirigentes se unam para envolver todos os empregados e aposentados em um grande processo de mobilização.

“É importante o fortalecimento e a unidade dos empregados em defesa da política de assistência médica dos trabalhadores da Caixa, que é o Saúde Caixa”, diz a diretora da APCEF/SP e conselheira eleita do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, Ivanilde de Miranda. 

Fonte: Fenae

Compartilhe: