O podcast da conselheira Rita Serrano desta quinta, 1º de julho, discute e detalha desafios e impasses para o futuro do Saúde Caixa. O plano é uma conquista dos empregados e suas entidades representativas, mas corre riscos com alterações pretendidas pela direção do banco.

Hoje existe um grupo de trabalho (GT) com representantes da empresa e trabalhadores debatendo essas alterações. Elas dizem respeito principalmente à resolução 23 da CGPAR, do Ministério do Planejamento. A resolução já traz consequências e trará muitos prejuízos aos empregados, pois haverá aumento no custeio e retirada de direitos de aposentados e novos contratados no Saúde Caixa.

“Quando se pensa em privatizar uma empresa o primeiro passo é cortar custos, e é isso que o governo pretende modificando o Saúde Caixa”, alerta a conselheira, que votou contra a mudança no estatuto do banco em 2017 que incluía item para limitação da contribuição do banco na assistência à saúde a 6,5% da folha de pagamento. À época, ela foi a única a se opor, e a alteração acabou sendo aprovada. Para a conselheira, é preciso entender que o Saúde Caixa é um direito, negociado entre entidades e banco, e colocar teto “cerceia o direito à livre negociação”.

Em 2019 e 2020 houve novas mudanças estatutárias e Rita novamente votou para retirada o teto, mas mais uma vez seu voto foi único no CA. “Somente com organização e pressão dos empregados e aposentados é que o direito a um plano de saúde para todos, de qualidade e viável economicamente será mantido”, destaca.

Confira todos os detalhes sobre o tema, compartilhe e ajude a promover o debate e a mobilização em defesa do Saúde Caixa. E, se tiver sugestões para novas pautas do podcast, ou quiser acompanhar a Rita nas redes, envie uma mensagem para o WhatsApp 11 961880437. Participe!

https://ritaserrano.com.br/juntos/podcasts/299-em-pauta-impasse-sobre-o-futuro-do-saude-caixa

Compartilhe: