A representante dos empregados no CA da Caixa, Rita Serrano, ministrou ontem (11) palestra na Faculdade 28 de Agosto, no centro velho de São Paulo. Rita, que é graduada em História e Estudos Sociais, mestre em Administração e com especialização em Governança para Conselheiros de Administração, abordou o tema Gestão em Conselhos de Administração – Limites e Oportunidades.

Durante a apresentação a conselheira fez um recorte histórico do conceito de governança após a segunda guerra mundial, esmiuçando a governança corporativa e seus pilares, como transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade. Abordou ainda as competências de um conselho de administração, com exemplos no País e em outros países e falou sobre sua experiência no âmbito da Caixa – ela foi eleita em 2017, após encerrar seu mandato como suplente (iniciado em 2013), na primeira eleição para a função na instituição. Rita também é coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, fórum que reúne centenas de categorias de trabalhadores em estatais, entidades sindicais, associativas e representantes do movimento social.

Conjuscs – O tema das empresas públicas também será abordado por Rita Serrano no artigo Empresas Públicas: mitos e fatos, que será publicado na 9ª edição da Carta de Conjuntura do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Conjuscs).
A 9ª edição deverá ser apresentada no próximo dia 25, reunindo análises de conjuntura qualitativas e quantitativas em áreas como a atividade econômica, emprego, preços, finanças públicas, situação organizacional das empresas, situação contábil, comércio exterior, empreendedorismo e inovação tecnológica, entre outras.

Compartilhe: