Só a mobilização e a conscientização de empregados e da população podem frear o desmonte

Nas últimas semanas, a APCEF/SP publicou uma série de reportagens sobre o Desmonte da Caixa, inspirados pelo texto de Herbert de Souza, o Betinho – “Como matar uma estatal” -, que descreve os passos para a privatização de uma empresa pública.

O desejo de privatizar a Caixa é antigo e foi sempre acompanhado da privatização de outras empresas estatais. A década de 1990, do governo FHC, foi particularmente grave neste campo. Foi o período que mais registrou privatizações de grandes empresas no país, como a Vale do Rio Doce – uma das maiores do mundo no segmento de minérios – e tantos bancos públicos.

A Caixa escapou por pouco, assim como a Petrobras. Mas o plano nunca foi completamente esquecido até que, recentemente, com Michel Temer na presidência, voltou com força total.
Como uma privatização tradicional geraria grande comoção entre a população, ainda mais no caso de um banco que é responsável por colocar em prática os principais programas sociais existentes, a estratégia atual é o desmonte e a venda em fatias.
Para isso, ocorrem ataques em várias frentes: condições de trabalho, metas, adoecimento, terceirização, verticalização e direitos. Os empregados mais antigos frequentemente lembram o que ocorreu com o Banespa e o Banerj.

Além do cansaço e clima de medo entre os trabalhadores do banco, a população também é afetada pelos ataques. No entanto, muitas vezes, a culpa por tudo isso acaba sendo jogada em cima dos próprios empregados. Não é raro que sejam tratados com agressividade no atendimento à população. Assim, cresce no povo o sentimento de que não há mal em vender um banco que não consegue atender suas necessidades.

E, enquanto o desmonte ocorre, o cerco está se fechando. Só este ano já foram anunciadas as privatizações da Eletrobras, Casa da Moeda e o leilão de concessão da Lotex (raspadinhas da Caixa). As propostas fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que, ao todo, prevê a privatização de 4 empresas, 16 terminais portuários, 16 concessões de energia, 18 aeroportos, 2 rodovias e 1 PPP (Parceria Público-Privada) de Telecom. As áreas de seguros e cartões da Caixa também estão na mira do PPI.

É por isso que a mobilização dos empregados e a conscientização da população é mais importante que nunca. Esta é a única forma de barrar o desmonte e a privatização da Caixa.

Leia e assista aos vídeos de todas as matérias da série (é só clicar nos títulos abaixo):
1. Governo retoma projeto dos anos 90 e prepara banco para privatização
2. Governo não quer melhorar as condições de trabalho na Caixa
3. Esteja convencido de que metas abusivas são práticas de mercado
4. É normal que os empregados fiquem doentes, esgotados e estressados
5. Pode acreditar, terceirização é algo positivo para você!
6. É certo que o processo de verticalização jamais irá atingi-lo
7. Reforma trabalhista não irá impactar nos direitos dos empregados da Caixa e
8. Onde o governo quer chegar com o processo de desmonte do banco

 

Compartilhe: