Foi lançada na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta quinta-feira (19) a Frente Contra a Privatização e em Defesa da Soberania Nacional. O objetivo da frente suprapartidária – que reúne parlamentares, movimentos sindicais e sociais – é contrapor a política privatista dos governos federal e paulista. A APCEF/SP participou do lançamento.

No final de agosto, o governo Bolsonaro anunciou a privatização de 17 empresas públicas, entre elas Correios, Eletrobras, Companhia Docas do Estado de São Paulo, Ceagesp, Telebrás, Serpro e Dataprev, além da Lotex e da Casa da Moeda.

Privatizações em São Paulo – No estado de São Paulo, o primeiro projeto enviado à Assembleia Legislativa pelo governador João Doria tratou da venda, fusão e extinção de várias empresas estaduais que faziam parte do sistema de planejamento, desenvolvimento e atendimento à população do Estado de São Paulo. Entre as empresas disponibilizadas ao mercado pelo governador João Doria está a CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), que somente em 2017 assinou 54 contratos de prestação de serviços.

Na ocasião das discussões do projeto do governador, os deputados alertaram para o fato de que, entre outros, o efeito a privatização da Prodesp seria a venda de todos os bancos de dados e sigilos de todos os cidadãos paulistas.

Siga os calendários de atividades da Frente (veja abaixo) e ajude a divulgar a luta pelo serviço público e pela soberania nacional.

Audiências públicas – Estão previstas, para outubro, três audiências públicas em defesa das empresas estatais previstas. Participe: dia 3, Arujá; dia 10, Ferraz de Vasconcelos e dia 25, Guarulhos. Os debates ocorrerão nas Câmaras Municipais das cidades.

Compartilhe: