Serão divulgadas informações referentes à campanha “Defenda a Caixa você também”. Em relação ao fundo de pensão, uma das ações será a coleta de assinaturas do abaixo-assinado que cobra da direção do banco o pagamento do contencioso

Amanhã, 18, os empregados da Caixa, os participantes da Funcef e a sociedade brasileira terá um Dia Nacional de Luta. A ameaça do governo Temer em abrir o capital da Caixa e privatizá-la está na ordem do dia. Cada vez mais, fica claro o projeto do governo Temer para fatiar e entregar setores do banco público para a iniciativa privada.

Em todo o país, entidades como Fenae, Apcefs, centrais sindicais, Contraf, federações e sindicatos de bancários vão mobilizar trabalhadores e sociedade em defesa da manutenção do banco 100% público.

Tuitaço – No Dia Nacional de Luta serão realizados três tuitaços com a hashtag #DefendaACaixaVocêTambém. Os horários para as postagens no Twitter, Facebook e Instagram são: das 8 às 9 horas, das 17 às 18 horas e das 20 às 21 horas. Frases, vídeos, fotos, boomerang, denúncias, tudo que você criar e postar, coloque a hashtag da campanha!

Funcef – O fundo de pensão é referência da luta dos empregados da Caixa pelo direito a uma aposentadoria complementar. Com o propósito de reafirmar esse cenário, o Dia Nacional de Luta também será em defesa dos participantes da Funcef. 

A mobilização quer cobrar da Caixa o imediato pagamento do contencioso judicial e protestar contra o PLP 268/16, reivindicar a incorporação do REB pelo Novo Plano, o fim do voto de Minerva, a preservação da paridade no equacionamento do REG/Replan Não Saldado e a manutenção do Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) e do Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB).

⇒ Haverá coleta de mais assinaturas do abaixo-assinado que exige do banco a solução para o contencioso, o maior fator de deficit nos planos da Fundação. Mais de 10 mil já aderiram.

⇒ Em relação ao PLP 268/16, que tramita na Câmara dos Deputados, a luta é contra a proposta de alteração na Lei Complementar 108 para redução da presença dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão. No Dia de Luta, como parte da necessidade de reforçar a democratização da previdência complementar no país, a mobilização visa ainda protestar contra a tentativa de eliminar a eleição de diretores e conselheiros das entidades patrocinadas por empresas e órgãos públicos. A luta também é para contrapor-se a eventual redução a um terço da representação dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal dos fundos de pensão.  

Fonte: com informações da Fenae.

Compartilhe: