A Câmara de Vereadores de Indaiatuba realizou nesta terça-feira (21), no plenarinho, audiência em defesa dos bancos públicos. Proposta pelo vereador Januba da Banca (DEM), a audiência integra a Campanha Nacional em Defesa das Empresas Públicas, intitulada “se é público, é para todos”.

Na abertura da audiência, o vereador Januba da Banca ressaltou a importância dos bancos públicos como agentes de fomento ao crédito e às políticas sociais. Já o diretor do Sindicato, Jacó dos Santos Bastos, responsável pela região de Indaiatuba, disse que a unidade da categoria é decisiva na mobilização em defesa dos bancos públicos.

A represente dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Federal, Rita Serrano, eleita em janeiro deste ano, traçou uma radiografia dos bancos públicos, resgatou o histórico de luta da categoria e disse que a tentativa do governo federal em sucatear, desmontar e até privatizar a Caixa Federal, transformando a instituição numa sociedade anônima (S/A), “impacta negativamente em todos os municípios”. Rita Serrano informou que Indaiatuba recebeu investimentos em infraestrutura via Caixa Federal, em 2016, da ordem de R$ 69 milhões.

A presidente do Sindicato, Stela, disse que o principal objetivo das audiências em câmaras municipais “é envolver as pessoas, a sociedade, na luta em defesa dos bancos públicos”. A audiência em Indaiatuba foi a sexta realizada desde o último dia 21 de setembro.

Contra a privatização
A mobilização nacional em defesa das empresas públicas é para denunciar e combater a política de privatização do governo federal. Recentemente o presidente da República, Michel Temer, anunciou um pacote que atende tão somente os interesses do capital privado; visa cobrir o rombo anual da União, cumprir a meta de deficit. O governo federal pretende vender empresas do Grupo Eletrobras, Casa da Moeda e fatia da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O que requer mobilização de toda a sociedade.

Frente parlamentar
A luta em defesa dos bancos públicos ganhou um importante aliado no último dia 13 de junho, quando foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, no Senado Federal. A Frente é formada por deputados federais, senadores, representantes dos movimentos sindical, social e associativo; tem como papel principal ampliar o debate sobre a importância dos bancos públicos. E no dia 7 deste mês de novembro, durante audiência em defesa dos bancos públicos na Assembleia Legislativa de São Paulo, o movimento sindical bancário entregou documento ao deputado estadual Marcos Martins (PT) onde solicita a criação de uma Frente Parlamentar em defesa das instituições financeiras públicas.

Entre os organismos que propuseram a criação da Frente no Senado, está o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Criado em 2015, no calor da luta contra o Projeto de Lei do Senado 555, que viria a se tornar a lei de Responsabilidade das Empresas Estatais (nº 13.303, de 30 de junho de 2016) o Comitê lançou a campanha “se é público, é para todos”, na sede do Sindicato, no dia 27 de outubro do ano passado.

Cinco audiências
A primeira audiência em defesa dos bancos públicos na base do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região aconteceu no dia 21 de setembro, na Câmara Municipal de Campinas. A segunda foi realizada na Câmara Municipal de Americana no dia 20 de outubro; a terceira aconteceu na Câmara de Paulínia no dia 23 de outubro; a quarta, em Mogi Guaçu no dia 31 de outubro; e a quinta, em Jaguariúna no dia 10 de novembro. 

As próximas audiências serão em Cordeirópolis e Amparo nesta quinta-feira, dia 23.

Compartilhe: