Ocorreu nesta quarta-feira, dia 19, a audiência em defesa dos bancos públicos na Câmara de Vereadores de São Paulo. O evento faz parte de uma série de audiências que vêm ocorrendo em diversos municípios do estado para conscientizar a população da importância de defender a Caixa e o Banco do Brasil perante as ameaças de privatização cada vez maiores.

“A Caixa está sendo sistematicamente atacada pelo atual governo de Michel Temer que mira o enfraquecimento do banco não só não contratando como empurrando os empregados para um programa de desligamento voluntário. Ou seja, as agências estão sendo esvaziadas, mas vivem lotadas de clientes, então o atendimento se torna precário”, lembrou Kardec de Jesus Bezerra, diretor-presidente da APCEF/SP e um dos participantes da audiência.

Kardec lembrou que a privatização do Banespa, como foi mostrado na reportagem especial da APCEF/SP, é uma amostra do quanto este processo é prejudicial não só para os empregados do banco. “Buscamos o apoio de todos porque acreditamos na importância estratégica da Caixa para o país, a todo custo querem fazer essa privatização, estão visando o FGTS, os 80 milhões de clientes. Todas as atividades que estamos fazendo buscam o diálogo com a população, estamos chamando a atenção para que compreendam a importância do banco 100% público, precisamos nos manter unidos e alerta, temos muito trabalho pela frente”, apontou.

A audiência contou ainda com a presença de representantes de sindicatos, federações e de movimentos sociais, principalmente dos movimentos que lutam por moradia. Moradores do Jardim Camargo Novo, onde uma agência da Caixa será fechada, também fizeram questão de participar.

“Eu, como mãe de família, dona de casa, venho aqui humildemente pedir que a Caixa reveja essa questão, vai ficar muito ruim para nós. A Caixa trouxe um ganho grande para nós, mudou tudo, tem luz, farmácia, mercados. Se sair de lá vamos perder muito”, declarou Marcia, uma das moradoras do local.

Além de São Paulo, Osasco e região, as audiências ocorrem em diversas outras regiões do país. Na Grande São Paulo, por exemplo, haverá uma na Câmara Municipal de Diadema, em 27 de outubro, às 19h.

>> Confira vídeo sobre a audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores de São Paulo, em 19 de outubro.

Compartilhe: