A Apcef/SP, junto com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, lançou um manifesto contra a MP 995 (clique aqui para ler na íntegra), que permite à Caixa criar novas subsidiárias, com a abertura de capital próprio, atendendo ao claro objetivo do governo federal de desmontar e privatizar o banco público, sem passar pelo crivo do poder legislativo. O documento, que será apresentado em reunião no Comitê Paulista de Defesa da CEF e Apcef/SP na sexta 21, com a presença dos movimentos sociais de juventude, moradia, rural, estudantes, de segmentos da CEF, Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, parlamentares, entre outros. Na ocasião, as entidades e lideranças presentes serão convidadas a se somarem ao manifesto contra este ataque a um patrimônio dos brasileiros. 

O manifesto soma-se a outro, assinado por mais de cem entidades.

“A MP 995 é uma manobra feita sob medida para atender os interesses privatistas de Paulo Guedes, evidenciando mais uma vez a linha autoritária e de total desrespeito aos outros poderes que caracteriza o governo Bolsonaro. A intenção da medida é privatizar a Caixa sem passar pelo poder legislativo. O governo federal tenta fraudar uma decisão do STF que, em 2019,  definia que uma empresa-matriz estatal não pode ser privatizada sem o crivo do Congresso; e também uma ação movida pela Fenae e Contraf-CUT, que proibia qualquer tipo de venda sem a devida negociação legislativa”, explica Leonardo Quadros, empregado da Caixa e dirigente da APCEF/SP e  Fetec-CUT/SP. 

Entidades, movimentos sociais e parlamentares que desejem assinar o manifesto podem entrar em contato através do e-mail social@spbancarios.com.br

A Caixa é um patrimônio de todos os brasileiros 

O manifesto lançado pelo Sindicato e APCEF/SP destaca que a defesa da Caixa, e demais bancos públicos, não é uma pauta apenas dos empregados do banco público, mas de todos os brasileiros. 

“O desmonte dos bancos públicos é um problema que não afeta somente os trabalhadores, porque tem impacto no crédito no país e prejudica o financiamento do agronegócio, habitação, obras de infraestrutura, projetos de geração de renda e políticas sociais. E esse desmonte já é uma realidade. Desde o início de 2016 o Banco do Brasil fechou 16,4 mil postos de trabalho e mais de mil agências bancárias. No mesmo período a Caixa fechou mais de 13 mil empregos no país”, destaca o documento. 

“A MP 995/2020 representa um crime contra a nação. E precisa ser repudiada por toda a sociedade civil organizada, como um crime de lesa-pátria que fere a soberania nacional”, conclama o manifesto. 

Moção de repúdio 

Resultado da mobilização do Sindicato e da APCEF/SP, junto com outras entidades, foi protocolada na Câmara de Vereadores de São Paulo, pela vereadora Juliana Cardoso (PT), moção de repúdio contra a MP 995 (CLIQUE AQUI para ler na íntegra). 

Compartilhe: