A luta contra a Medida Provisória (MP) 995/2020, que autoriza o fatiamento e venda de partes da Caixa, não pode parar. A mobilização cresce cada vez mais, no entanto, o governo também dá sinais que não irá desistir facilmente.

Mais de 50 entidades representativas estão unidas na mobilização, o que fez com que a MP recebesse mais 400 propostas de emendas só nos primeiros dias após sua publicação em 7 de agosto. A APCEF/SP encaminhou 11 propostas de emenda à MP aos deputados e senadores de São Paulo.

Além de continuar pressionando representantes do legislativo de todas as esferas (federal, estadual e municipal), as entidades orientam que os empregados e demais cidadãos que desejam contribuir com a luta enviem também mensagens ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pedindo que ele devolva o texto ao planalto.

A devolução da MP é a melhor alternativa para a manutenção da Caixa íntegra e 100% pública, pois enquanto estiver vigente, a MP “autoriza” que Pedro Gumarães e a diretoria da Caixa avancem na venda, por partes, da Caixa, independente do voto dos demais deputados e senadores.

A APCEF/SP publicou uma sugestão de mensagem às autoridades que pode ser utilizada para envío a Alcolumbre. Os contatos do presidente do Senado são: sen.davialcolumbre@senado.leg.br e no Twitter @davialcolumbre .

Enquete – Outra forma de pressionar o Congresso Nacional a se posicionar de forma contrária à MP 995 é participando da enquete disponível na página do Senado.

“A participação dos empregados e cidadãos é de extrema importância para mostrar que a defesa Caixa é de interesse do povo brasileiro, que a população quer uma Caixa cada vez mais forte e não enfraquecida”, lembrou o diretor presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus Bezerra. 

 

Senhor senador Davi Alcolumbre,

Venho por meio deste e-mail demonstrar minha preocupação com a Medida Provisória 995/2020. A Caixa Econômica Federal é patrimônio do povo brasileiro de essencial importância para os programas sociais do governo e a redução da desigualdade social.

A Caixa é o banco do Minha Casa, Minha Vida, do FIES, da poupança entre outros. É também a instituição que está possibilitando que milhares de brasileiros consigam enfrentar financeiramente a pandemia de Covid-19. Ela é o banco acessível a todos.

Com um papel social tão grande, a Caixa precisa estar forte para desempenhá-lo. Fatiar e vender seus pedaços não irá ajudar que ela cumpra sua função, muito pelo contrário. O banco precisa ser sustentável e as áreas que estão na mira da abertura de capital possibilitam isso.

O povo deseja ver a Caixa cada vez melhor pois precisa dela. É por isso que peço apoio para manter o banco íntegro e 100% público e barrar seu fatiamento e consequente enfraquecimento.

Compartilhe: