A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Entre seus principais sintomas, destacam-se a febre, dores no corpo e manchas vermelhas. Trata-se de uma doença que, infelizmente, leva várias pessoas à morte todos os anos em nosso país e é considerada um grave problema de saúde pública.

A dengue não é transmitida por meio do contato com pessoa doente nem por meio de água ou alimentos contaminados.

O mosquito transmissor da dengue apresenta hábito diurno, sendo encontrado com frequência em ambientes urbanos e dentro dos domicílios. Ele necessita de água parada para sua reprodução. Em média, o tempo entre a eclosão do ovo e o mosquito tornar-se adulto é de 10 dias.

Por necessitar da água para seu ciclo de vida, o número de mosquito aumenta nos meses chuvosos, o que também aumenta os casos da doença. Para evitar a transmissão da dengue, portanto, é importante cuidar para evitar a proliferação do mosquito.

Mas o que podemos fazer para evitar essa doença?

– Não deixar água parada em garrafas, vasos de planta e pneus;

– Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva;

– Limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais;

– Retirar água de plantas que acumulam água, como as bromélias;

– Manter as piscinas sempre limpas;

– Limpar as calhas;

– Manter caixas de água e cisternas tampadas.

A dengue é uma doença que pode ser assintomática, ou seja, não apresentar sintomas, ou, ainda, ter sintomas leves e até mesmo graves. A dengue grave pode ser responsável pela morte do indivíduo, portanto, é uma doença que não deve ser negligenciada.

É diagnosticada por meio da análise dos sintomas e exames laboratoriais e possui cura, sendo o nosso corpo responsável por combater o problema. Geralmente, a cura ocorre de maneira espontânea após 10 dias. Não existe um tratamento específico para dengue, sendo medicamentos utilizados apenas para tratar sintomas, como febre e dor no corpo. Algumas medidas, no entanto, são recomendadas para pacientes que apresentam a doença. Entre as principais recomendações estão hidratar-se bem e repousar.

Principais sintomas da dengue:

– Febre alta (39 °C a 40°C) de início abrupto

– Dor de cabeça

– Dores no corpo e articulações

– Dor atrás dos olhos

– Falta de apetite e perda do paladar

– Náusea e vômitos

– Mal-estar

– Manchas vermelhas no corpo

Vale destacar que outros sintomas aparecem e podem indicar uma maior gravidade da doença. Dores abdominais intensas e que ocorrem de forma contínua, dor ao tocar o abdome, sangramentos, vômitos que não param, confusão mental, sede excessiva, boca seca, dificuldade respiratória e acúmulos de líquidos são sinais considerados de alerta.

Os sintomas descritos nesse texto podem ocorrer em caso de dengue, porém, somente um profissional capacitado pode diagnosticar a doença. Deste modo, caso apresente alguma das manifestações clínicas citadas, procure um médico rapidamente.

:: Associados podem agendar atendimento nutricional gratuito, presencial ou on-line, pelo (11) 94558-0253 ou atendimentonutricional@apcefsp.org.br.

Compartilhe: